Auto estima baixa significa, entre outras coisas, uma grande insegurança. Uma pessoa insegura dificilmente se sente motivada a desafios grandiosos. E para quem quer emagrecer ou manter o peso é um grande desafio. Já a auto estima em alta eleva a confiança e a determinação.Uma boa auto estima não faz da pessoa alguém que só vence desafios ou dificuldades, mas permite com que a pessoa enfrente as adversidades.
As pessoas têm uma tendência natural em descontar naquilo que comem os seus problemas e angústias. Esta combinação destrói qualquer programa alimentar. A auto estima e estética tem uma relação muito afinada e estão totalmente relacionadas e que não depende apenas de dieta alimentar, exercício físico, é fundamental haver uma mudança de comportamento e o acompanhamento.
Com a mudança de hábitos alimentares e comportamentais isso fará algum sentido. Não adianta mudar por fora, se por dentro não está nada resolvido, se continua se achando feia, desinteressante, sem valor. É preciso primeiro aprender a se gostar, da sua essência, do jeito que você está nesse momento, para depois começar a mudar.
Duas dicas que podem ajudar:
- Você deve se desenhar e comparar com uma foto ou vídeo recentes;
- Ver-se de corpo inteiro e nu no espelho. Olhar-se em diferentes ângulos. Focalizar os aspectos positivos facilita a auto-aceitação.
Como recuperar a auto estima:
- Reconheça o próprio valor: Procure recuperar as qualidades em você.
- Aceite a pessoa que você é: Ninguém é perfeito.
- Se você tem algo a dizer, diga! Se tiver que dizer “não”, diga.
- Assuma um novo desafio: não se preocupe em falhar novamente, preocupe-se em aprender com mais esta experiência.
Acima de tudo, conviva com a realidade, sem rigidez, presunção ou severidade.
Acredite na mudança, que sua auto estima vai se elevar e os resultados irão aparecer.