A goiaba é o fruto produzido pela goiabeira, uma árvore da espécie Psidium guajava, apresentando de 3 a 10 metros de altura, caule tortuoso, casca escamosa e flor branca esverdeada. A goiabeira é uma das árvores mais familiares do Brasil, sendo encontrada em qualquer região, devido à facilidade com que suas sementes são dispersas por pássaros e pequenos animais. O melhor período de safra ocorre entre janeiro e maio.
Existem 2.800 espécies aproximadamente, sendo que na América originou-se 130 dessas. O fruto da goiabeira é chamado de uma baga, carnosa, casca verde, amarelada ou roxa, com superfície lisa ou irregular, cerca de 8cm de diâmetro. Apresentam formatos diferentes, a coloração da casca é verde-amarela variável de acordo com a maturação do fruto, a polpa é abundante, podendo ser de coloração branca, rosada ou vermelha dependendo da variedade e o interior é preenchido por sementes pequenas e numerosas.
A goiaba é consumida principalmente in natura ou em forma de doce, chamado goiabada. Por ser um fruto delicado, a goiaba deve ser consumida assim que iniciar o processo de maturação. Compotas, geleias e sucos também são comuns, por não apresentar altos índices de acidez pode ser usada como o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces. Apresenta baixo teor de açúcar e possui pouca gordura, é contraindicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.
Fonte de vitamina C e fibras é considerada fruto de alto valor nutritivo. Em algumas variedades nacionais encontra-se em média um teor de vitamina C de 80 a 100mg de vitamina por 100g de fruta, superior à laranja ou ao limão. Maior teor de vitamina C é encontrado nas partes externas do fruto, sendo mais concentrada na casca que na polpa. A goiaba branca é mais rica que a vermelha nos teores de fibra, cálcio, fósforo, potássio e vitamina C.
A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo humano, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias a goiaba auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, regula o aparelho digestivo. As goiabas vermelhas, ricas em licopeno, agem como agente antioxidante com possível ação contra o câncer, principalmente o de próstata e doenças cardiovasculares.
Colaboração
Daiana Argenta Kumpel – Nutricionista
Faculdade de Nutrição da Universidade de Passo Fundo