OPINIÃO

Pinhão

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A semente da Araucaria angustifolia, mais conhecida como pinhão, é uma espécie nativa da floresta ombrófila mista. Destaca-se a importância cultural, econômica e ambiental deste produto na região sul e em algumas partes do sudeste do Brasil.

O consumo de pinhão é uma tradição antiga marcando presença em festas juninas e em outras festividades tradicionalistas. É muito apreciado assado ou cozido, porém, tem sido utilizado em pães, biscoitos e bolos vendidos em feiras livres no município de Passo Fundo.

Esta semente tem grande valor energético e nutricional, podendo ser utilizado como fonte de proteínas, carboidrato e fibras. 100g de pinhão cozido fornece 174 Kcal, 3g de proteína, 44g de carboidrato e 16g de fibras. Além disso, tem altos teores de minerais como cobre, ferro, zinco e cálcio. Contêm ainda compostos antioxidantes que podem ter efeitos benéficos no tratamento de doenças crônico degenerativas.

Desta forma, o pinhão é uma excelente opção de lanche para os dias frios e pode ser acompanhado de um bom chimarrão. Experimentem utilizar o pinhão em preparações como risotos, massas, paçoca, farofas, biscoitos, bolos e pães.

Colaboração
Ana Luisa S. Alves, nutricionista e Cíntia Gris, nutricionista
Curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo

 

Gostou? Compartilhe