Com o foco de trabalho na mediação nas relações de consumo, o Balcão do Consumidor, projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), atendeu 7.260 consumidores no primeiro semestre de 2015. O índice representa um acréscimo de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
Somente em julho, foram 1.172 atendimentos, o maior índice do período, e, em maio, foram 906 solicitações, o menor índice nos seis primeiros meses do ano. Mais da metade dos atendimentos registrados está relaciona às reclamações com operadoras de telefonia e, dentre as principais demandas, ainda estão instituições financeiras e lojas de eletrodomésticos.
Balcão do Consumidor
O Balcão do Consumidor é um projeto de extensão realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, setor Procon, e com o Ministério Público Estadual. O Balcão do Consumidor foi inaugurado em 29 de setembro de 2006 e, desde o início de suas atividades, já atendeu mais de 45 mil pessoas, somente em Passo Fundo. Além do atendimento direto ao consumidor e fornecedores, o projeto também desenvolve atividades de educação para o consumo.
Os atendimentos são realizados por alunos da Faculdade de Direito, com a orientação dos professores que integram o projeto, coordenados pelo professor Liton Lanes Pilau Sobrinho. Além de Passo Fundo, o serviço está presente nos campi da UPF de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Soledade e Sarandi.
Em Passo Fundo, o Balcão do Consumidor está localizado na Avenida Brasil Oeste, nº 743, centro, junto ao Campus III da UPF. O contato pode ser realizado por meio do telefone (54) 3314-7660 ou pelo e-mail balcã[email protected]. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h30min.