As cinzas deixadas pelo incêndio que atingiu a Escola Municipal de Ensino Fundamental Benoni Rosado na madrugada do dia 5 de agosto foram substituídas pelo esforço, dedicação e empenho de professores e funcionários para proporcionar a volta às aulas dos mais de 200 alunos atendidos pela escola em dois turnos. Sem aula desde então, os alunos se preparam, agora, para retornar às atividades na próxima quarta-feira, 12: como grande parte da escola foi destruída pelas chamas, a escola se transferiu, temporariamente, para a Fundação Educacional Do Menor De Passo Fundo – Patronato e deve permanecer lá até o fim do ano.
Depois de poucos dias buscando alternativas, a sugestão veio da Prefeitura de Passo Fundo: levar o material que sobrou para algumas das salas do Patronato. Nesta segunda-feira, a mudança iniciou ainda cedo. Com ajuda dos professores e funcionários da escola, uma equipe da Prefeitura transportou mesas, armários e classes para o novo lugar. Durante o dia, pouco a pouco, tudo começou a ganhar o rosto da escola. Nesta terça-feira, professores e funcionários se concentram na limpeza e adaptação do espaço para receber os alunos. A diretora da escola Gizela Oliveira destacou que a escola, apesar de passar por uma mudança que não estava nos planos, vai continuar atendendo os alunos da melhor maneira possível. “Estamos nos organizando para atender de forma plena esses alunos. É bastante coisa para organizar: temos que adequar refeitório, adequar a cozinha e as salas. Queremos nos organizar para reiniciar as aulas sem bagunça, mas quanto antes iniciarmos, melhor”, comenta.
A escola, que atende mais de 200 crianças do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, vai ocupar cinco salas do Patronato durante a manhã e outras quatro no turno da tarde. Vai utilizar, ainda, um espaço para refeitório e cozinha e haverá, também, um outro espaço reservado para equipe diretiva, secretaria e funcionários. “Para nós é um impacto. Temos que começar tudo novo. Temos que organizar um espaço agradável para os alunos. Não está sendo fácil nem pra escola nem pra família. Temos que unir esforços e pensar que é um curto período de tempo”, acrescenta a diretora.
A preocupação, tanto da escola quanto da família, é com o bem estar dos estudantes. Antes acostumados com o ambiente próximo às residências, os alunos passarão por um novo processo de adaptação. Gizela destaca que é preciso ter tranquilidade, já que os funcionários estão sendo preparados para atender às demandas de segurança. Uma das medidas tomadas pela escola e Prefeitura foi a contratação de dois ônibus que encontrarão os alunos, nos dois turnos, em frente da antiga sede da escola e os levarão até a porta do Patronato. “Inclusive, os professores dos mais pequenos irão buscá-los na porta do ônibus e vão trazer para dentro da escola. No fim da aula, irão levar os alunos dentro dos ônibus. Estamos preparados para receber os estudantes da melhor forma possível”, explica. “Alguns pais estão preocupados, e eu entendo porque era na porta de casa. Esse é um momento que queremos passar a tranquilidade para os pais e que buscamos a ajuda e compreensão deles. Afinal, não é nossa culpa. Estamos nos organizando. Estamos fazendo o que podemos”.
Doações
Dois espaços foram os maiores prejudicados com o incêndio: a Biblioteca, onde estava todo o acervo literário da escola, e uma sala próxima à ela, onde o material usado nas aulas de Ciências estava armazenado. Tudo se perdeu. Agora, a escola está recebendo doações de livros e materiais que possam ser utilizados em sala de aula. A preferência é por literatura infantil e infanto-juvenil para que o projeto de literatura, que estimula a leitura de livros específicos para cada série, possa ter continuidade durante o ano. Qualquer doação pode ser encaminhada ao Patronato e direcionada à escola.
Relembre
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Benoni Rosado foi atingida por um incêndio na madrugada do dia 5, quarta-feira, em Passo Fundo. A escola que fica localizada no Bairro São José atende mais de 200 crianças. No momento do incêndio não havia ninguém no local. Conforme o relato de populares, o fogo teria começado por volta das 2h30 da madrugada e o Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado. O trabalho para conter as chamas durou até quase às 5h. A área mais atingida foi a biblioteca, mas também ficaram danificadas salas de aula e o telhado. Em função dos estragos, as aulas foram suspensas por uma semana. As causas do incêndio serão apontadas pela perícia, mas tudo indica que o fogo foi causado por um curto circuito. O secretário de Educação de Passo Fundo Edemilson Brandão destaca que há um projeto para recuperação e ampliação da escola. Neste ano já havia sido concluída a reforma da cobertura do prédio. O próximo passo seria a ampliação da estrutura com mais salas de aula e um espaço qualificado para a Biblioteca.