Um passageiro que estava no voo da empresa Azul que seguia de Curitiba a Passo Fundo no domingo (09) relata o susto dos passageiros após o incidente envolvendo uma das hélices da aeronave. Apesar do susto, ninguém ficou ferido e o piloto conseguiu retornar ao Aeroporto Afonso Pena e aterrissar o avião. A empresa informa que os demais voos operados a partir do Aeroporto Lauro Kortz em Passo Fundo seguem normalmente durante a semana.
O passageiro, que prefere não ser identificado, conta que cerca de 30 minutos após a decolagem as pessoas que estavam no avião perceberam que algumas peças se soltaram da hélice esquerda da aeronave. “Logo após, as hélices do lado esquerdo pararam de funcionar e o avião a andar em círculos e perder altitude. O piloto nos informou que faríamos um pouso de emergência. Mas estávamos no meio do caminho entre Curitiba e Passo Fundo. O avião estava perdendo altitude e voando lateralizado com pouca velocidade”, conta.
Vendo a situação, os passageiros ficaram em pânico e começaram a questionar os motivos de a aeronave estar voando com apenas um dos motores funcionando. “O piloto falou no sistema de som que o avião estava com problemas. Algumas peças haviam sido encontradas em solo e ele tentaria retornar a Curitiba”, relata o passageiro ao destacar que o avião seguia com muita instabilidade, baixa velocidade e um forte ruído. A aeronave retornou à região de Curitiba após cerca de 40 min.
Conforme o relato do passageiro, o piloto chegou a anunciar por duas vezes a possibilidade de um pouso de emergência. E durante todo o trajeto de volta a aeronave voou próxima do solo e lateralizada. “Todos falavam em morte e pouso no mato. Os pilotos foram muito competentes”, enfatiza.
Pouso
Antes de conseguir pousar em segurança, o piloto fez três tentativas. Conforme o passageiro o avião pousou desgovernado, mas ninguém se feriu. O espaço aéreo de Curitiba ficou fechado por cerca de uma hora e meia. “Quando pousamos havia muitos carros de bombeiros e ambulâncias. O público de militares e equipe da saúde aplaudiram e os passageiros também”, acrescenta.
Nota da empresa
Em uma nota oficial emitida pela Assessoria de Imprensa, a empresa informou: “A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informa que o voo 4986, que partiu de Curitiba com destino a Passo Fundo neste domingo (09/08) retornou ao aeroporto de origem devido a uma manutenção não programada na aeronave. Os Clientes foram reacomodados em outros voos e receberam toda a assistência necessária de acordo com a Resolução 141 da Anac. A Azul lamenta eventuais transtornos ocorridos aos seus Clientes e ressalta que ações como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações”.