Mais de seis mil crianças são vacinadas em Passo Fundo

Campanha de vacinação contra a Poliomielite vai até o dia 31 de agosto. Neste sábado, mais de 50% da meta foi atingida.

Por
· 1 min de leitura
Além da proteção contra a paralisia infantil, a campanha será a oportunidade para colocar a vacinação em dia.Além da proteção contra a paralisia infantil, a campanha será a oportunidade para colocar a vacinação em dia.
Além da proteção contra a paralisia infantil, a campanha será a oportunidade para colocar a vacinação em dia.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Durante as atividades do Dia D de Vacinação em Passo Fundo, 6.314 crianças compareceram aos postos de atendimento a saúde. Em dados gerais, 5.835 crianças receberam a vacina contra a poliomielite, um total de 54,56% da meta prevista. Na atualização da caderneta de vacinas, foi realizada imunização em 1.101 crianças, sendo aplicadas 1.645 doses. Essa ação só foi possível porque os  pais ou responsáveis levaram  junto a caderneta de vacinação para avaliação e posterior regularização da situação vacinal das crianças do município.

“É fundamental cuidar das nossas crianças para que elas cresçam saudáveis e estejam imunes a doenças, como é o caso da paralisia infantil. Tivemos um excelente atendimento e saímos com as vacinas em dia”, contou Vinicius Moura, pai da Ana Júlia, de 1 ano, e da Maria Eduarda, de 4 anos.

O Brasil está livre da pólio - ou paralisia infantil - há 26 anos. Mesmo assim, as campanhas de vacinação são importantes para evitar a reintrodução do vírus no país, já que ele ainda circula em parte da África e Ásia. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38º ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, recomenda-se aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.

As vacinas oferecidas na campanha de atualização protegem contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras. A campanha segue até o dia 31 de agosto

 

Gostou? Compartilhe