OPINIÃO

Coluna Neivo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Saia justa
Depois da viagem a capital federal e pelo menos dois chá de banco no Ministério da Fazenda, antes de ser recebido pelo titular da pasta, o governador José Ivo Sartori (PMDB) retornou ao RS disposto a levar adiante a terceira fase do ajuste fiscal. As propostas devem ser enviadas para o outro lado da Av. Duque de Caxias onde será apreciada pelos deputados, no Palácio Farroupilha. Em que pese contar com a maioria dos 55 parlamentares que cumprem o primeiro ano da legislatura 2015 – 2018, a luta será árdua para a aprovação.

I I
Entre as bancadas que formam o bloco governista não há consenso acerca das medidas, que incluem o aumento de impostos e a extinção e fusão de empresas e autarquias. A defesa do primeiro escalão do Piratini em torno destas e outras medidas, e o argumento que sem elas não haverá aumento na arrecadação e redução das despesas, sofrem resistência. A mais aguerrida é do funcionalismo, e as manifestações dos servidores da Fundação Zoo Botânica do RS ocorridas nesta semana será seguida pelos de outras repartições.

I I I
O reajuste da tarifa básica do ICMS de 17% para 18% enfrenta a resistência dos dirigentes da Fiergs e Federasul. Ela tem o apoio incondicional das Associações Comercial e Industrial (ACI) que agrupam os empreendedores de praticamente todos os municípios gaúchos. Castigados pela alta carga tributária os contribuintes devem pressionar a Assembleia a rejeitar o reajuste dos atuais 25% para 30% nos serviços de energia elétrica, combustíveis e telecomunicação.

Curtas:
# Após a polêmica causada pela malfadada convenção o PDT de Estação acerta os ponteiros e elege sua executiva.
# A nova direção da sigla passa a ser presidida por Valdemar Possenti, que tem como 1º e 2º vice-presidente Higino Casanova e José Carvalho Antunes.
# O encontro político ocorrido no último dia sete contou com a presença do deputado Gilmar Sossella, que abonou a ficha de dezoito novos filiados.
# O líder da bancada pedetista na Câmara, vereador Lírio Centofante, disse a este escriba que o PDT deverá ter candidato a prefeito na eleição de 2016.
# O vereador Aquiles Pessoa da Silva (PP) assinou a emissão de ordem de serviço para a reforma completa do telhado e da sala de sessões da Câmara de Getúlio Vargas.
# A previsão é que as obras no histórico prédio que abrigou por décadas a Prefeitura estejam concluídas em quatro meses.
# O trabalho em regime de empreitada global será realizado pela empresa Neusa Morganti Ribeiro Construções Ltda. ME.
# O investimento na reforma de parte do edifício localizado na esquina das Ruas Borges/Leão será de R$ 182.388,13.
# Faltando pouco mais de um ano para o final do mandato o prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM) não cogita melhorias no Centro Administrativo Municipal.
# Toda a estrutura administrativa do município, que neste ano completa 81 anos, esta instalada no antigo Juvenato Imaculada Conceição, edificado a mais de sessenta anos pela Congregação Marista.
# As antigas salas de aula, dormitório, capela, cozinha, refeitório e banheiros, do saudoso Colégio Cristo Rei, abrigam as secretarias, gabinete, contabilidade e tesouraria, além da Emater e Inspetoria Veterinária.
Dito & Feito:
Depois de onze anos longe do município que governou entre 1973 e 1977, Ignácio Dall’Agnol retorna a Getúlio Vargas. O ex. prefeito, que há décadas mora na Barra do Garças (MT) foi homenageado, juntamente com os ex. presidentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na solene alusiva aos 50 anos da entidade . O evento aconteceu na manhã de sábado (13), no Centro Comunitário Centenário , uma iniciativa da Câmara de Vereadores.

 

Gostou? Compartilhe