Morre o médico e escritor Veríssimo da Fonseca

Corpo será velado a partir das 10h no Memorial Vera Cruz e o sepultamento está marcado para às 17h

Por
· 1 min de leitura
Dr. Veríssimo, à esquerda, ocupava a cadeira de número 19 da academia Passo-Fundense de LetrasDr. Veríssimo, à esquerda, ocupava a cadeira de número 19 da academia Passo-Fundense de Letras
Dr. Veríssimo, à esquerda, ocupava a cadeira de número 19 da academia Passo-Fundense de Letras
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O médico e escritor Dr. Pedro Ary Veríssimo da Fonseca faleceu na madrugada de hoje em sua casa em Passo Fundo, RS. Veríssimo da Fonseca, como era mais conhecido, era membro da Academia Passo-Fundense de Letras, onde ocupava a cadeira de número 19. O corpo será velado a partir das 10h no Memorial Vera Cruz e o sepultamento está marcado para às 17h.

Veríssimo da Fonseca nasceu no dia 4 de setembro de 1931, no município de Carazinho. Seu pai, Antônio Veríssimo da Fonseca, procede do tronco dos Veríssimos, de Cruz Alta, terra natal de Érico Veríssimo. Em 1961, casou-se com a passo-fundense Dolores Martins da Fonseca com quem teve cinco filho: Oscar, Mauro, Flávio, André e Clarice.

O Dr. Veríssimo foi Secretário do Instituto Histórico e Geográfico de Passo Fundo, tesoureiro da Associação Médica de Passo Fundo, vice-presidente do Lions Clube Passo Fundo-Centro.

Escreveu vários artigos na imprensa local, sobre natalidade e saúde infantil. Conseguiu motivar o Lions Clube Passo Fundo-Centro e o Prefeito Municipal, Guaracy B. Marinho, no sentido de implantar nesta cidade um serviço de Planejamento Familiar, o que conseguiu através de um acordo tríplice entre Prefeitura, Lions e BEMFAM.

O Dr. Veríssimo pesquisava ainda sobre acontecimentos históricos sobre os quais escreveu fundamentados artigos. Quando o Instituto Histórico se encontrava inativo, em meados da década de 1960, foi ele quem reuniu algumas pessoas dando nova vida a entidade. Entre essas pessoas estavam o escritor Antonio Carlos Machado, professora Delma R. Gehm, Dr. Albery F. Ribeiro.

Vida acadêmica

Os estudos relativos ao curso primário foram feitos em Pinheiro Marcado, onde foi criado, e o ginásio, no Colégio Nossa Senhora da Conceição, desta cidade. Após ter completado o primeiro ciclo colegial, seguiu para o Rio de Janeiro, onde cursou o Científico, no Instituto Santa Rosa. Ingressou depois na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, tendo colado grau. Fez curso de especialização em Pediatria e Puericultura. Foi pediatra concursado do Pronto Socorro Infantil do Rio de Janeiro e Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas.

Gostou? Compartilhe