FETRAN: experiência de Passo Fundo é apresentada em Belém

O projeto é uma ação educativa que busca conscientizar os estudantes sobre os cuidados com o trânsito, na busca de reconhecimento pela coletividade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN), realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, iniciou em 2014 e segue em sua segunda edição neste ano. Pelo bom desempenho do município, a PRF convidou representantes do projeto para servir como modelo e inspiração para novos parceiros.

A coordenadora de Inovações Educacionais da Secretaria de Educação, Dra. Ivânia C. Aquino, foi a Belém do Pará, entre 11 e 13 de agosto, para o lançamento do FETRAN no estado. Convidada pelos coordenadores do projeto, fez uma comunicação às escolas de Belém do Pará, apresentando a experiência de Passo Fundo. “Passo Fundo apoiou e incentivou o início do projeto naquela capital. O testemunho sobre a realidade das escolas públicas municipais, antes e depois do FETRAN estar em desenvolvimento, transmitiu uma visão da importância do trabalho aos que estão se inserindo no projeto”, ressaltou.

O projeto é uma ação educativa que busca conscientizar os estudantes sobre os cuidados com o trânsito, na busca de reconhecimento pela coletividade. Atualmente, quatro escolas municipais de Ensino Fundamental participam do FETRAN: Padre José de Anchieta, Guaracy Barroso Marinho, Santo Antônio e Cohab Secchi. Na primeira edição, a EMEF Dyógenes Martins Pinto também participou.

Conhecimento compartilhado
Entre as iniciativas acerca do compartilhamento de experiências, o projeto realizado em Passo Fundo, além de Belém do Pará, também foi conhecido em cinco escolas de Santana do Livramento e uma escola no Uruguai.

Encontro nacional
Em setembro, entre os dias 14 e 18, será realizado em Brasília o FETRAN-BRASIL, que reunirá estudantes e professores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Amapá e Rio Grande do Sul. Quatro alunos e três diretoras de escolas municipais representarão o projeto desenvolvido em Passo Fundo.

O projeto
O FETRAN iniciou há mais de 10 anos, no Mato Grosso do Sul. Atualmente, está em expansão de uma versão iniciada em Minas Gerais, em 2012, a qual trabalha nas escolas, com a participação dos professores, de forma transversal, o trânsito e a educação para o trânsito. Segundo PRF, a iniciativa permite formar cidadãos éticos, capazes de refletir sobre o contexto em que vivem e atuar como agentes transformadores para a construção de um trânsito mais seguro.

Gostou? Compartilhe