Novo trecho da ciclovia dará acesso a Santa Marta

A ligação do trecho da ciclovia na Avenida Brasil seguirá pela Rua Diogo de Oliveira, permitindo acesso à Avenida João Catapan, onde será a ciclofaixa até o trevo da Perimetral Sul, na entrada do bairro.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A construção do novo trecho da Ciclovia Bernardo Martio foi anunciada pelo prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, nessa quinta-feira (20). A nova extensão de ciclovia, com aproximadamente 2,5 quilômetros de ida e volta, permitirá o acesso à região do Bairro Santa Marta e se integrará com os 6 quilômetros já existentes.

“A ligação da ciclovia com a grande região da Santa Marta é mais um passo importante que daremos para integrar a bicicleta à vida das pessoas, seja para o lazer ou para o trabalho. Queremos tornar Passo Fundo uma cidade equilibrada entre o número de carros e a presença de ciclistas, com local apropriado e seguro. Esta é finalidade da ciclovia”, disse Luciano.

A ligação do trecho da ciclovia na Avenida Brasil seguirá pela Rua Diogo de Oliveira, permitindo acesso à Avenida João Catapan, onde será a ciclofaixa até o trevo da Perimetral Sul, na entrada do bairro. Nos próximos dias, terá início a instalação da sinalização padrão da ciclofaixa com tachões, segregadores para o isolamento da área, pintura horizontal e sinalização vertical. Para adequar o novo trajeto, o projeto traz ainda o redimensionamento das faixas de rolamento da avenida João Catapan e a adequação dos cruzamentos.

O novo trecho de 2,10 metros de largura apresentará uma faixa do lado direito da via (centro/bairro), com sentidos separados. Ao todo, serão 8,5 quilômetros de ciclovia, sendo 3 quilômetros (1,5 quilômetros de ida e volta), entre a Rua Livramento e Avenida Sete de Setembro, e 3 quilômetros da segunda parte de extensão (1,5 quilômetros de ida e volta), entre a Avenida Brasil Oeste e a Rua Livramento, até o trevo do bairro, na saída para a RST 153, e, agora, com o trecho de ligação com a Santa Marta, mais 2,5 quilômetros. Nesta nova fase, a ampliação é apenas da ciclovia, sem o caminhódromo.

A Ciclovia Bernardo Martio é parte do Programa Passo Fundo Vai de Bici, que representa um esforço da administração municipal para conscientizar os passo-fundenses e incentivar a adesão da bicicleta como meio de transporte popular, sustentável e respeitado no trânsito.

Gostou? Compartilhe