Passo Fundo recebeu na manhã dessa quarta-feira (19), o fogo simbólico da Semana da Pátria. A chama foi recebida no Quartel do 3º RPMon da Brigada Militar. O presidente da Liga de Defesa Nacional de Passo Fundo, Gilmar Teixeira Lopes, ressaltou o momento de reflexão e exercício da cidadania. “Convoco a todos para olhar por um ângulo diferente e pensar acerca dos valores essenciais, da ética, da moral e do amor à pátria”, disse.
Entre os temas da Semana da Pátria, as homenagens prestadas referenciam o Sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança e os 150 anos do poeta brasileiro Olavo Bilac. Os alunos do Colégio Tiradentes acompanharam a solenidade, representando a juventude e o futuro do Brasil, um incentivo para que o civismo e a consciência de pertencimento sejam pensadas de forma coletiva. Para o secretário de Cultura, Pedro Almeida, que representou o prefeito Luciano Azevedo, a renovação é possível quando votada às crianças e aos jovens.
“É um momento importante e de renovação para pensar sobre nossa pátria”, ressaltou. O secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, também participou no evento de reverência ao patriotismo. O Fogo Simbólico segue em Passo Fundo durante toda a Semana da Pátria, que inicia no dia 1º de setembro. Ao fim das comemorações, haverá a retirada da centelha para a fusão com a Chama Crioula e a extinção do Fogo Simbólico, para então, iniciar os Festejos Farroupilha.