VII Encenação da Batalha do Pulador será neste domingo

No local, haverá infraestrutura para visitantes, com praça de alimentação, arquibancadas, banheiros e área para acampamento.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Distrito de Pulador será palco da VII Encenação da Batalha do Pulador, durante este fim de semana (21 a 23). Contando com o apoio da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Passo Fundo de Turismo - Passotur, e da Sétima Região Tradicionalista, o evento tem realização do Grupo Cavaleiros do Mercosul. “Esperamos um grande evento e é importante que toda a comunidade prestigie. Apesar das dificuldades enfrentadas, como a captação de recursos e as restrições em relação aos animais devido à doença do mormo, a encenação teve força para ser realizada neste ano”, disse o secretário de Cultura, Pedro Almeida.

Cerca de 600 atores voluntários deverão participar da Encenação. A programação tem início nesta sexta-feira (21), quando acontece a recepção dos voluntários. No sábado (22), a partir das 10h30 será feita a transmissão de um programa de rádio ao vivo do local, com almoço às 12h, por adesão. A partir das 14h, será feito o desfile das tropas ao longo da Avenida Brasil, com previsão de chegada às 17h nos campos do Pulador. A programação de domingo (23) envolve alvorada, às 6h, café, às 6h30, ensaio da encenação, às 9h, e almoço às 12h. A cerimônia da abertura oficial será às 14h, e o início da encenação está marcado para as 15h. Um show de encerramento será realizado a partir das 16h30.

Neste ano, por devido a restrições causadas pelo mormo, doença que pode atingir os equídeos, deverão ser utilizados cerca de 80 animais, a metade das outras edições. “Esperamos que a população de Passo Fundo e região venha até os campos do Pulador para prestigiar este evento, que é o maior espetáculo bélico a céu aberto do Brasil. É um evento que já faz parte do calendário de eventos do município e que marcou as páginas da história do Rio Grande, onde tombaram mais de 1180 homens. Foi a batalha mais sangrenta e intensa realizada no estado”, ressaltou o comandante dos Cavaleiros do Mercosul, Varlei Catto.

No local, haverá infraestrutura para visitantes, com praça de alimentação, arquibancadas, banheiros e área para acampamento.

Gostou? Compartilhe