Corsan nos Bairros
A 19ª edição do projeto Corsan nos Bairros acontece hoje, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório, no bairro Dona Julia. Na ocasião estará sendo oferecida para a comunidade palestras de educação socioambiental sobre água, esgoto, distribuição, lixo e reciclagem. Também serão oferecidas oficinas de música e educação para o consumo, entre outros. Haverá no local um ponto e coleta de lixo eletrônico. Também será instalado um ponto comercial, onde a comunidade poderá solicitar serviços como religação, 2ª via, pedido de ligação nova de água, vistoria de vazamento, atualização cadastral, cadastramento para desconto de baixa renda, remanejamento de quadros, entre outros.
Educação ambiental I
A Prefeitura de Passo Fundo promove o Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental (PCSEA), inserido nas ações de desenvolvimento integrado do município, através do Prodin. A iniciativa atende as comunidades que moram próximo ao Rio Passo Fundo e instituições de ensino localizadas nos arredores do rio e do Arroio Santo Antônio, além de participar de espaços propostos por instituições ligadas à área ambiental no município.
Educação ambiental II
Em agosto, diversos encontros foram realizados e outros cinco estão programados até o final do mês. Entre as atividades realizadas nas escolas estão: exibição de documentários, vídeos ambientais infantis e debates. O trabalho terá duração até fevereiro de 2016 e atingirá 3.500 pessoas entre alunos, professores e funcionários.
Aprendizado I
No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, mães e pais que estão com seus filhos internados no Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico e Neonatal recebem atendimento especial da equipe multiprofissional. Os encontros visam fortalecer a importância do aleitamento materno e do suporte emocional da família. Entre acompanhar intensamente o bebê internado no CTI Neonatal, os pais têm a oportunidade de vivenciar momentos com os profissionais para sanar dúvidas e trocar experiências, que os ajudarão a manter a tranquilidade e ter maior segurança no cuidado com os filhos.
Aprendizado II
Durante uma vez por mês, a nutricionista Fabiana Guedes, que atua na área maternoinfantil do HSVP, reúne os pais para reforçar a importância e os benefícios do aleitamento materno tanto para a mãe quanto para o bebê. “O objetivo do encontro é dar apoio e suporte para as mães, esclarecer dúvidas e promover a amamentação. Também oriento sobre alimentação para desmistificar mitos que surgem neste período”, pontua Fabiana, ao salientar que, além do encontro periódico, as orientações acontecem sempre que as mães necessitam, durante o período de internação dos bebês. O funcionamento da Sala de Coleta de Leite Materno do HSVP é outro aspecto reforçado pela nutricionista. Ela informa as rotinas, as medidas de higiene, bem como os horários de atendimento da unidade, para que as mães tenham êxito na ordenha do leite materno, que irá alimentar os bebês.
Visualizando o Futuro
A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), e a Associação Passo-fundense de Cegos (Apace), promovem, nos dias 27 e 28 de agosto, o III Seminário Regional sobre Deficiência Visual: “Visualizando o Futuro”. O evento, que acontece no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I, é constituído de palestras sobre temas relacionados às políticas públicas e à inclusão de pessoas com deficiência visual. Questões como a importância da detecção precoce da deficiência visual e sua relação com o rendimento escolar, além da estimulação precoce e o papel da família frente a esse processo, também devem ser abordados pelos especialistas presentes, proporcionando a compreensão do papel da sociedade na promoção de mecanismos de inclusão e construção de processos que possibilitem a autonomia e a emancipação dos deficientes visuais.
Desenvolvimento I
Após a realização do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico em Passo Fundo, no mês de junho, estão sendo estruturados os fóruns regionais, com a finalidade de apontar os desafios e potencialidades de cada região – iniciativa que serve de referência em nível estadual e federal. A proposta conta com etapa nacional, estadual e regional, a fim de fechar um ciclo que englobe as diferenciações de cada região. A edição nacional acontece no Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado desde 2012, e consolidado como o maior evento sobre sustentabilidade do país. Durante o evento, são levadas as propostas e indicadores apurados durante os fóruns estaduais e regionais. O encontro nacional acontece, geralmente, no início do ano, seguido dos fóruns estaduais e, por último, os fóruns regionais.
Desenvolvimento II
No Rio Grande do Sul, após a etapa estadual realizada em Passo Fundo, estão sendo formatados os fóruns regionais em 10 regiões. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva, ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Maria, Jaques Jaeger, coordena as atividades junto aos representantes eleitos de cada região. Ambos os secretários fazem parte da Comissão Executiva Nacional dos Secretários de Desenvolvimento Econômico. A iniciativa dos fóruns e do encontro nacional é da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Enem
Para auxiliar os jovens que farão as provas do Enem, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Graduação, realiza o V Intensivo Enem UPF. A aulas serão realizadas nos dias 3 e 17 de outubro, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), no Campus I da UPF. O intensivo acontece das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. As inscrições para o V Intensivo Enem UPF são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.upf.br/eventos, a partir de setembro. As vagas são limitadas. As provas do Enem acontecem dias 24 e 25 de outubro de 2015.
Trânsito
O Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, foi apresentado pela coordenadora de Inovações Educacionais da Secretaria de Educação, Ivânia C. Aquino, em Belém do Pará, entre 11 e 13 de agosto, para o lançamento do Fetran naquele estado. Convidada pelos coordenadores do projeto, fez uma comunicação às escolas de Belém do Pará, apresentando a experiência de Passo Fundo. O projeto é uma ação educativa que busca conscientizar os estudantes sobre os cuidados com o trânsito, na busca de reconhecimento pela coletividade. Atualmente, quatro escolas municipais de Ensino Fundamental participam do Fetran: Padre José de Anchieta, Guaracy Barroso Marinho, Santo Antônio e Cohab Secchi. Na primeira edição, a EMEF Dyógenes Martins Pinto também participou.