OPINIÃO

Fatos 22 e 23.08.2015

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Clima político

Uma pesquisa feita pelo Instituto Methodus para a Associação dos Diários do Interior, levantou a percepção de agentes políticos sobre o clima político e os eleitores. Foram feitas 123 entrevistas de 23 de julho a 6 de agosto, em várias cidades gaúchas. A maioria dos entrevistados é agentes políticos municipais (78,5%), estadual (15,7%) e federal (5,8%). Dois dados chamam a atenção; o primeiro é que os políticos acreditam que seus eleitores querem mais ética de parte deles. O segundo é que eles acreditam que a crise no país é muito mais política do que econômica. Mais impressionante é que a maioria sabe que os eleitores estão insatisfeitos com a política atual, resposta dada por 91,8% dos entrevistados. Se sabem que os eleitores estão insatisfeitos, é só usar o dado estatístico para mudar. A esperança é a última que morre.

 

 

Filiação 

O ex-deputado estadual e ex-Secretário de Justiça e Direitos Humanos Fabiano Pereira é o mais novo filiado do PSB. O ato foi na sexta-feira pela manhã e a ficha abonada pelo presidente estadual do partido, Beto Albuquerque. Fabiano poderá ser o candidato a prefeito dos socialistas. Deixou o PT e não escondeu as contrariedades do antigo partido. “Faço política há muitos anos sem jamais precisar tomar o espaço de ninguém, nem construir feudos eleitorais baseados na troca de favores, no velho toma lá-dá-cá da política tradicional. Por isso, sigo meu caminho, avançando e me somando àqueles que não desistem do Brasil, porque eu não desisto de Santa Maria jamais”, finalizou.

Peso

O PSB estadual seguirá, na próxima semana, a série de atos de filiações. Possivelmente o que vai marcar o ingresso do prefeito Luciano Azevedo, ocorra no dia 29. Falta bater o martelo. Outras lideranças da região também irão se filiar. Os socialistas se preparam para participar com peso eleitoral em 2016.

Consulta

A consulta popular em Passo Fundo teve maior participação através das urnas fixas instaladas em escolas públicas. Foram mais de 8 mil votos através de cédulas e 600 pela Internet. O resultado surpreendeu os coordenadores.

13º

Aposentados terão parcela de 50% do 13º fracionada em duas: primeira em setembro (25%) e segunda em outubro (25%). O restante em dezembro.

E agora?

A casa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, PMDB, caiu. Ou é só impressão?

Gostou? Compartilhe