Quem aproveitou os sábado (22) para sair de casa, deu sorte. O dia, apesar de ter permanecido parcialmente nublado, teve temperaturas altas, entre 12ºC e 24ºC. A instabilidade só chegou à noite fazendo com o domingo amanhecesse encoberto, registrando pancadas de chuva ao longo do dia. De acordo com o Climatempo, uma nova frente fria, que possui uma massa polar associada, avançou pelo Estado durante o fim de semana, o que provocou a chuva e a queda de temperatura que ficaram entre 13ºC e 20ºC.
Ainda segundo o Climatempo, a segunda-feira (24) já promete ser sem chuva, mas as temperaturas devem cair de forma significativa em todo em Estado. Existe a possibilidade de geada na Campanha e na Serra. Em Passo Fundo, a previsão é que a mínima chegue aos 6ºC, deixando o tempo com cara de inverno novamente. De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, a máxima ao longo desta segunda não deve passar dos 16ºC e já no final da tarde existe a possibilidade de chuva fraca em toda a região.
Na terça-feira (25) a temperatura deve entrar em elevação novamente, embora a mínima ainda fique em 8ºC e a máxima não passe dos 18ºC. Não deve chover na terça-feira, mas na quarta-feira (26) a previsão é de que uma área de instabilidade chegue à região, provocando chuvas e não descartando a volta do frio.
Com a chuva registrada no fim de semana -choveu em Passo Fundo 12,2mm – em todo o mês de agosto, conhecido por ser o mais chuvoso, choveu apenas 20,2mm, muito abaixo da média normal histórica que é de 188 milímetros.
Chuva intensa e granizo na região
Em algumas cidades, as áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria ao longo da costa gaúcha provocaram pancadas de chuva e temporais entre o final da tarde de sábado e a madrugada de domingo. Em Fontoura Xavier, da região do Vale do Taquari, foi registrada queda de granizo
Em Porto Alegre e na região metropolitana, a chuva que começou por volta das 17h chegou acompanhada de rajadas de vento de 74km/h, segundo o Sistema de Vigilância Meteorológica de Porto Alegre (Metroclima). Houve também relatos de granizo na capital. Em função do temporal, 60 mil pessoas chegaram a ficar sem energia elétrica.
Previsão para o Estado
Na segunda-feira (24), tempo seco e frio em grande parte do Estado é o que prevê o Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS). A massa de ar polar provoca temperaturas baixas com condições de formação de geada na Campanha, Serra do Sudeste e Serra do Nordeste. As mínimas podem ficar entre 3ºC e 6ºC. O sol deve predominar, mas às localidades próximas a Santa Catarina e o Litoral haverá uma maior cobertura de nuvens podendo ocorrer uma garoa localizada.