A Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas 2015 de Passo Fundo anunciou, no final da tarde desta segunda-feira (24), que o Desfile de 20 de Setembro não será realizado no município com a presença de animais equinos. A medida preventiva foi tomada em razão da existência de casos positivos da doença do Mormo em alguns locais no Estado. Porém, a a coordenadora da 7ª RT, Gilda Galeazzi, afirmou que 80% do rebanho equino do município já realizou o exame que identifica a doença e todos obtiveram resultado negativo para Mormo.
Pelo menos oito municípios já anunciaram o cancelamento total dos desfiles: Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul, Paraíso do Sul, Tupanciretã, Cacequi, Lavras do Sul, Júlio de Castilhos e Capaçava do Sul. Além disso, em Jaguari, o desfile também será realizado sem a participação de cavalos, como em Passo Fundo. Dos municípios que compõem a 7ª RT, Coxilha e Ciríaco devem suspender os Desfiles Farroupilhas. Nesta quarta-feira (26), acontece uma reunião da entidade com os patrões de CTG's para esclarecimentos.
O Mormo
Como a infecção se dá através do contato com fluídos corporais dos animais doentes, a maior preocupação, desde o primeiro caso de mormo registrado em Rolante, eram os eventos tradicionalistas, já que há, nesses casos, maior aglomeração de cavalos. O Mormo é uma doença infectocontagiosa que também pode ser contraída pelo homem. Nos cavalos, os sintomas apresentados são febre, problemas pulmonares, nódulos no couro e secreção nasal. A gravidade da enfermidade se dá por vários motivos: o primeiro é que não há vacina para combatê-la. Uma vez diagnosticado, a única saída é o sacrifício do cavalo. Além disso, se transmitida para o ser humano, também não há cura, em 100% dos casos leva a morte.
Mostra da Cultura Gaúcha
A Mostra da Cultura Gaúcha ocorre normalmente no dia 13 de setembro, às 14h, com o tema “Campeirismo, Cultura Social e Econômica”. Gilda explicou que o evento envolve menos animais do que o Desfile e, por isso, foi mantida a presença dos cavalos.