UPF envia 37 acadêmicos para intercâmbios em 14 países

Estudantes participam de diferentes programas de intercâmbio acadêmico disponibilizados pela Universidade

Por
· 1 min de leitura
Acadêmicas Priscilla Fossatti de Carvalho e Maria Anita da Silva, do curso de Arquitetura e Urbanismo, estão nos Estados Unidos, onde estudam na University of MiamiAcadêmicas Priscilla Fossatti de Carvalho e Maria Anita da Silva, do curso de Arquitetura e Urbanismo, estão nos Estados Unidos, onde estudam na University of Miami
Acadêmicas Priscilla Fossatti de Carvalho e Maria Anita da Silva, do curso de Arquitetura e Urbanismo, estão nos Estados Unidos, onde estudam na University of Miami
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A internacionalização da Universidade de Passo Fundo (UPF) se fortalece a cada ano, por meio de convênios com instituições internacionais, adesão a programas federais, parcerias entre programas de pós-graduação stricto sensu e intercâmbio de professores. Enquanto 30 alunos retornam de um período de estudos no exterior, apenas neste segundo semestre de 2015 a UPF, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), envia outros 37 acadêmicos de graduação para 14 países. Os intercâmbios são possibilitados por diversos programas, entre eles o Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional (Piac), que está com edital de seleção aberto, Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e Programa de Mobilidade Acadêmica Marca.
Neste segundo semestre, os estudantes da UPF participam de oportunidades de estudos na América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania. Os países que mais receberão estudantes da UPF são os Estados Unidos, com10 acadêmicos; o Canadá, com oito acadêmicos; e Argentina e Portugal, com cinco acadêmicos cada. A professora Maria Elisabete Mariano dos Santos, coordenadora da AAII, destaca que a experiência de intercâmbio não reflete apenas na formação pessoal e acadêmica do aluno. “Muitas vezes o estudante já vislumbra a pós-graduação em instituições estrangeiras, mas também tem impacto no próprio espaço de sala de aula, uma vez que a experiência é motivadora para os colegas, proporcionando também o compartilhamento de novos conhecimentos”, explica.
A acadêmica Priscilla Fossatti de Carvalho, do curso de Arquitetura e Urbanismo, está há dois meses nos Estados Unidos, onde estuda na University of Miami, junto com a colega de curso Maria Anita da Silva. Ambas viajaram por meio do Programa Ciência sem Fronteiras. “Fizemos seis semanas de curso de inglês no Intensive English Program (IEP) e segunda-feira (24/08) iniciaremos nossas atividades no curso de Arquitetura e Urbanismo. Estamos encantadas com o campus da University of Miami, sua infraestrutura e todas as atividades que são proporcionadas, tanto em sala de aula como atividades extraclasse. Há um incentivo muito grande por parte da universidade para que os alunos estejam sempre envolvidos nas atividades e serviços oferecidos”, conta Priscilla. A estudante destaca ainda a chance de conviver com pessoas de diversos países, conhecer novas culturas e idiomas. “Esperamos poder aproveitar todas essas oportunidades e realmente vivenciar o estilo de vida dos estudantes americanos. Com certeza já está sendo uma experiência incrível, de grande crescimento pessoal e profissional”, completa.

Gostou? Compartilhe