OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Egrégora
O projeto do Ministério Público que conta com a coordenação da Prefeitura de Passo Fundo é referência no Brasil. Um projeto de muitas mãos e que mostra acima de tudo o quanto é possível avançar quando as pessoas de bem unem esforços. A promotora de Infância e Juventude, Clarissa Simões Machado, que apresentou o projeto para rede é uma pessoa abençoada por Deus e com certeza a rede de proteção das nossas crianças e adolescentes estará sendo, ao longo do tempo, beneficiada pelas inúmeras propostas de voluntariado nas casas de acolhimento que funcionam no município. As equipes das casas, sejam elas coordenadores, equipes técnicas ou monitores, servem de exemplo nesta tarefa importante que é cuidar, zelar e preparar nossos acolhidos para o futuro.

Fabiano Dallazen
Fiquei muito feliz de reencontrar meu amigo Doutor Fabiano, sub-procurador de Justiça do Estado que fez questão de prestigiar o lançamento do Egrégora. Ele teve uma atuação brilhante em Passo Fundo e devido sua competência e dedicação é referência para quem deseja fazer um trabalho zeloso para o povo gaúcho.

Propostas I
Temos a academia do Guerton que colocou sua empresa a disposição dos 80 acolhidos no município, assim como um grupo de quatro jornalistas do Jornal O Nacional que propõe uma oficina de fotografia e posterior exposição das fotos feitas pelas crianças e adolescentes. A presidente do Sincomércio, Sueli Marini, destacou que ainda esta semana fará uma proposta de acolhimento das oitenta crianças para os presentes no natal de 2015. Egrégora, motivando as pessoas de bem e desta forma muitas outras propostas virão e com isto Passo Fundo mostra que é um município que cuida das pessoas.

Propostas II
Todos os interessados devem procurar o CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social, que fica nas dependências do antigo quartel.

Poder e responsabilidades
Dia destes assisti uma palestra do juiz Luiz Cristiano Aires e anotei uma das coisas que levarei para a minha vida. Normalmente as pessoas acreditam ter poder ou passam uma imagem de poder para a sociedade quando assumem determinado cargo e, na verdade, o que temos são responsabilidades. Doutor Luiz Cristiano é um belo exemplo de homem público que age diariamente cumprindo suas responsabilidades de juiz da Vara da família.

Uampaf
Duas chapas inscritas para a eleição da Uampaf no próximo mês de setembro. Luis Valendorf e João Carlos Mattos concorrem ao cargo de presidente desta importante entidade. Os dois líderes são pessoas com currículo de serviços prestados no movimento comunitário e certamente será um eleição disputada com respeito e boas propostas. Dia 29 próximo teremos o primeiro debate entre os candidatos e as filiadas poderão debater os planos dos candidatos.

Praças
Nunca tivemos tantos espaços revitalizados para o lazer de nossa população, uma pena que alguns acreditam que locais públicos servem para beberem, escutarem música alta e outras ações que preferimos não comentar, como diz a personagem de Arlete Salles, de toma lá dá cá. Garrafas, tocos de cigarro, camisinhas, lixeiras quebradas são um pouco do cenário que encontramos ao amanhecer. O vereador Patric Cavalcanti apresentou um projeto proibindo o consumo de bebida alcoólica em locais públicos e mesmo com criticas certamente este será o caminho. Onde beber? Em bares, boates, clubes sociais, em casa ou na casa de amigos.

Direção e álcool
Mesmo depois de beberem, muitos jovens não se preocupam em pegar na direção dos seus carros. Tenho visto barbaridades no trânsito que só não acabam em tragédias devido a mão de deus.

Brigada Militar
Boa ação feita pela Brigada Militar na última sexta-feira em boates e locais públicos de nossa cidade. Junto com a equipe de abordagem da Prefeitura de Passo Fundo os policiais confiram drogas, armas e carros adulterados. Muitos jovens bebendo e imagino onde isto vai acabar.

 

Gostou? Compartilhe