O programa É o Bicho, da Prefeitura de Passo Fundo, iniciou suas atividades no mês de setembro de 2014 e, antes mesmo de completar um ano, atendeu mil animais, fêmeas de felinos e caninos, através da castração cirúrgica. O objetivo é evitar a procriação descontrolada e o abandono de animais. “A comunidade tem procurado esta oportunidade em grande número e com um alto nível de satisfação”, ressalta o coordenador do programa, Rafael Colussi.
Neste período, o programa chegou a 15 regiões da cidade: Santa Marta, Força e luz, Donária, Santa Rita, Cohab/Secchi, Bom Jesus, Dom Rodolfo, Vila Jardim, Vila Luiza, Lucas Araújo, Leonardo Ilha, Ipiranga, Xangri-lá, Professor Schissler e Morada do Sol.
Como funciona
Através de uma unidade móvel, o programa leva cães e gatos até clínicas veterinárias conveniadas para realizar o procedimento de castração. O programa beneficia os usuários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos – e as organizações protetoras dos animais.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (54) 3311-5494.