Apae recebe projetos de uso de água da chuva

Para instituições que precisam administrar recursos nem sempre abundantes, essa economia pode significar investimentos em outras áreas.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Economizar água e energia elétrica são conceitos básicos que, além de ajudar o meio ambiente, representam uma diminuição nos gastos no final do mês. Para instituições que precisam administrar recursos nem sempre abundantes, essa economia pode significar investimentos em outras áreas. Pensando nesse benefício duplo, a Apae de Passo Fundo buscou o Escritório Escola de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (Eseec/UPF) para a elaboração de dois projetos: um de captação e uso de água da chuva, e outro para o aquecimento solar da piscina da instituição. Ambas propostas foram entregues e apresentadas na tarde de quarta-feira (26/08).

Um dos projetos prevê a captação, o tratamento simplificado e o uso da água da chuva nos sanitários da escola. “Dessa forma, se utiliza uma água que iria fora e se diminui o custo, possibilitando a utilização da verba que seria investida nisso de outra forma”, salienta o professor Eduardo Brum, que coordena o Eseec. No caso do projeto de aquecimento solar da água da piscina, o objetivo principal é diminuir o uso de energia elétrica utilizada para esse fim. O acadêmico Christóvam Weidlich explica que, com o uso de aquecedores solares, a água já chega ao aquecedor elétrico com a temperatura mais elevada, com isso, se diminui o uso de energia para se alcançar a temperatura desejada na piscina.

Gostou? Compartilhe