As altas temperaturas e a floração exuberante de diversas espécies fizeram muitas pessoas questionarem se as plantas tiveram alguma alteração no ciclo devido ao inverno mais ameno. No entanto, para o professor e pesquisador do curso de Agronomia da UPF, Dr. Alexandre Nienow, o desenvolvimento das plantas está normal. A única diferença registrada foram as temperaturas mais altas do que o esperado para o período. Além disso, como não houve chuva em excesso junto ao calor, não estão sendo registrados problemas com doenças nas frutíferas.
O professor explica que apesar de as estações do ano terem datas definidas para iniciar e terminar, de acordo com a posição da terra em relação ao sol, as plantas tem o ciclo definido pelas condições climáticas que são diferentes de uma região para outra. “Dizer que as plantas florescem na primavera é equivocado. Elas não obedecem esse calendário. Elas obedecem as condições ambientais. As frutíferas e os ipês são plantas que quando começa a elevar a temperatura e elas cumpriram um tempo de frio elas começam a florescer”, inicia.
Poda
Normalmente, a poda de plantas frutíferas acontece nos meses de julho e agosto porque se sabe que elas entram em floração e brotação nesta época. “Na primavera, com exceção da macieira, praticamente todas as demais espécies já brotaram e floresceram ou estão em florada”, reforça. Neste ano a temperatura entre julho e agosto subiu acima do que normalmente acontece, embora isso tenha acontecido no período em que normalmente as temperaturas costumam se elevar. “Do meu ponto de vista não houve nenhuma mudança no período de floração”, afirma. Conforme dados da Embrapa Trigo/Inmet a temperatura média neste mês de agosto está em 18ºC, enquanto a média é de 13,9ºC no período.
Conforme o pesquisador o problema do calor seria se as temperaturas registradas neste mês de agosto tivessem ocorrido entre junho e início de julho. As plantas frutíferas e ipês, por exemplo, entram em dormência na entrada do outono pelo rebaixamento das temperaturas. As temperaturas mais baixas fazem com que as plantas permaneçam em dormência. Como algumas plantas precisam de pouco tempo de frio para saírem da dormência, se forem registradas altas temperaturas no início do inverno elas podem iniciar a floração e a brotação e ter danos em caso de ocorrência de geadas.