A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Divisão de Extensão, promoveu, na manhã desta segunda-feira, 31 de agosto, mais um encontro para debater a mobilidade urbana do município. Representantes da Instituição, de órgãos públicos e de organizações civis participaram da atividade, ocorrida nas dependências da Faculdade de Educação (Faed), Campus I.
A reunião contou com a presença da presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UPF Larissa Gehlen Pedro, que expôs algumas considerações a respeito do acesso entre a área central do município e a área de ensino, na Universidade. Segundo ela, a mobilidade urbana envolve o acesso aos espaços urbanos, que necessitam estar integrados à comunidade.
Também foram debatidas questões sobre novas maneiras de locomoção, como as bicicletas e, ainda, sobre o investimento em ciclovias. Os presentes debateram e sugeriram a possibilidade de se investir em áreas destinadas ao uso de bicicletas na Instituição. A relação existente entre as possibilidades de se locomover e a tecnologia foi outro assunto abordado.
O grupo que participa das reuniões realiza encontros todas as primeiras segundas-feiras de cada mês. A UPF integra ainda o Grupo da Câmara Temática de Trânsito, vinculado ao poder legislativo do município, e o Grupo de Gestão Integrada (GGI), caracterizado por ser um mecanismo de construção de políticas intersetoriais, sendo a mobilidade uma dessas políticas. A próxima reunião deve acontecer no início de outubro.
Mobilidade urbana em pauta
· 1 min de leitura