A implantação do novo trecho da Ciclovia Bernardo Martio, que dará acesso ao Bairro Santa Marta, recebe os primeiros serviços das equipes da Prefeitura de Passo Fundo, através da instalação da sinalização da ciclofaixa, com pintura horizontal, sinalização vertical, tachões e segregadores para o isolamento da área. O trajeto contará com aproximadamente 2,5 quilômetros de ida e volta, extensão que se integrará com os 6 quilômetros já existentes.
A ligação do trecho da ciclovia na Avenida Brasil seguirá pela Rua Diogo de Oliveira, permitindo acesso à Avenida João Catapan, onde será a ciclofaixa até o trevo da Perimetral Sul, na entrada do bairro. Para adequar o novo trajeto, o projeto traz o redimensionamento das faixas de rolamento da Avenida João Catapan e a adequação dos cruzamentos. O novo trecho de 2,10 metros de largura apresentará uma faixa do lado direito da via (centro/bairro), com sentidos separados. Nesta etapa de ampliação será feita apenas a ciclovia, sem o caminhódromo.
Ciclovia Bernardo Martio
Com as obras do novo trecho, Passo Fundo passará a ter 8,5 quilômetros de ciclovia: 3 quilômetros (1,5 quilômetros de ida e volta) na Avenida Brasil, entre a Rua Livramento e Avenida Sete de Setembro; 3 quilômetros da segunda parte de extensão (1,5 quilômetros de ida e volta), na Avenida Brasil Oeste, da Rua Livramento até o trevo do Bairro Boqueirão, na saída para a RST 153; e os 2,5 quilômetros da nova extensão, que sai da Avenida Brasil em direção a Rua Diogo de Oliveira, com acesso à Avenida João Catapan até o trevo da Perimetral Sul, na entrada do Bairro Santa Marta.
Mobilidade, sustentabilidade e saúde
A Ciclovia Bernardo Martio é parte do Programa Passo Fundo Vai de Bici, criado pela administração municipal para conscientizar os passo-fundenses sobre o uso da ciclovia e incentivar a adesão da bicicleta como meio de transporte popular, sustentável e respeitado no trânsito.
Novo trecho da ciclovia começa a ganhar forma
· 1 min de leitura