O cuidado com a visão de crianças entre 3 e 6 anos matriculadas nas escolas da rede municipal de Educação Infantil ganha atenção da equipe do programa da Prefeitura de Passo Fundo, Olhar de Criança. O atendimento constante nas escolas segue com novos exames no teste de rastreamento, em que são atualizadas as fichas cadastrais dos alunos que participam da ação e também o cadastro de possíveis novos alunos que necessitem do suporte.
Segundo a gerente do Olhar de Criança, Melissa Bilibio, os serviços estão sempre à disposição e, no momento, um cronograma foi organizado para realizar novamente a fase de rastreamento. “Após a fase do rastreamento, as crianças que apresentarem resultado positivo aos exames são encaminhadas para o Hospital de Olhos para realizar uma consulta detalhada e, posteriormente, seguir a indicação para tratar ou prevenir a causa do problema, como uso de óculos de acordo com a sua necessidade, sem nenhum custo para as famílias”, frisou.
As crianças que já usam óculos terão consultas de retorno para avaliação de seu estado atual de visão e possível confecção de novo óculos ou alta do médico oftalmologista. As consultas de retorno estão previstas para começarem no mês de outubro.
O programa busca prevenção de possíveis problemas de visão, além de possibilitar melhor aprendizado para as crianças. O maior foco do trabalho é melhorar o aprendizado das crianças em sala de aula.
Entre os objetivos do programa, estão: estabelecer uma política pública integral que garanta rastreamento precoce, diagnóstico e tratamento para déficits visuais em pré-escolares, prestar serviços de orientação, encaminhamento, diagnóstico e tratamento de doenças oculares; além de fornecer óculos às crianças participantes do projeto.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Saúde pelo telefone (54) 3316-1000.
Programa Olhar de Criança atende comunidade escolar e realiza novos exames
· 1 min de leitura