Teleagendamento já está disponível em 16 unidades municipais de saúde

O sistema de teleagendamento tem a intenção de evitar filas e a necessidade de deslocamento dos pacientes até a unidade de saúde

Por
· 1 min de leitura
Sistema tem a intenção de evitar a formação de filasSistema tem a intenção de evitar a formação de filas
Sistema tem a intenção de evitar a formação de filas
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O serviço de teleagendamento de consultas já está em operação em 16 diferentes unidades municipais de saúde. Os primeiros locais que receberam o serviço são a Secretaria Municipal de Saúde, Ambulatório de Especialidades, Cais Vila Luiza, ESF Nenê Graeff, ESF Santa Marta, ESF Donária, ESF Parque Farroupilha, Ambulatório São José, UBS José Alexandre Záchia, ESF Záchia, ESF Adirbal Corralo, ESF Jardim América, ESF Ricci, UBS Santo Antônio da Pedreira, UBS Nonoai, ESF Operária.

“Estamos disponibilizando um importante aporte tecnológico nas unidades, qualificando a assistência em saúde de nossa cidade. Muitas pessoas já estão se deslocando menos para marcar consultas e, em breve, este benefício será estendido para a realização de exames”, disse o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.

O sistema de teleagendamento tem a intenção de evitar filas e a necessidade de deslocamento dos pacientes até a unidade de saúde. A partir da implantação do sistema, após o encaminhamento para um especialista nos CAIS, por exemplo, a pessoa não precisará se dirigir até a Secretaria da Saúde para marcar uma nova a consulta, sendo que a equipe da própria unidade fará o agendamento. Realizada esta etapa, a secretaria entrará em contato com o usuário avisando data e horário da consulta.

Para atender 100% das unidades de saúde do município, está em andamento o processo de instalação de fibra óptica, que é fundamental para dar acesso ao sistema informatizado. Atualmente, 70% das unidades receberam as instalações e a previsão da Secretaria de Saúde é de que a totalidade seja alcançada até o final deste ano. Desta forma, seguindo um cronograma de trabalho, as unidades vão recebendo o programa para a realização do teleagendamento. Equipes que trabalham com o sistema também participam de treinamentos.

Outra ação que está sendo implementada nas unidades de saúde do município é a instalação do sistema e-SUS, que já está em funcionamento das unidades dos bairros Nenê Graeff, Santa Marta, Záchia, Adirbal Corralo e Operária. Com este programa, é elaborado um prontuário eletrônico, que disponibiliza o cadastro dos usuários através de um sistema informatizado, que pode ser acessado pelos profissionais que realizarão os atendimentos médicos dos pacientes na unidade de saúde.

Gostou? Compartilhe