A campanha de vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada até o dia 04 de setembro. A informação foi divulgada no início desta semana pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), através do do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). A campanha, que seria finalizada no dia 31 de agosto, imunizou mais de 475 mil crianças no Rio Grande do Sul, atingindo 79% do público-alvo. A meta é atingir 95% da população de 6 meses a menores de 5 anos. Em Passo Fundo, conforme último balanço divulgado, mais de 7,5 mil crianças haviam sido vacinadas, atingindo 66,96% da cobertura vacinal. A meta é imunizar 11.256 crianças no município.
A imunização contra a poliomielite deve ser feita em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (6 meses à 4 anos, 11 meses e 29 dias), por meio da vacina oral (VOP), sendo que as crianças menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a injetável (VIP).
Para multivacinação, a população alvo engloba crianças menores de cinco anos de idade (4 anos, 11meses e 29 dias), com o intuito de atualizar o esquema vacinal. Além da proteção contra a pólio, a campanha contribui para atualização da caderneta de vacinação, de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
É importante que os pais ou responsáveis não esqueçam de levar junto a caderneta de vacinação para que seja avaliada a situação vacinal da crianças. Esta ação é importante para garantir imunidade individual e coletiva da população gaúcha, prevenindo contra a paralisia infantil.
O Brasil está livre da pólio – ou paralisia infantil – há 26 anos. Mesmo assim, as campanhas de vacinação são importantes para evitar a reintrodução do vírus no país, já que ele ainda circula em parte da África e Ásia. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina.