OPINIÃO

Fatos 03.09.2015

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mensagem subliminar

Do ponto de vista técnico, o PMDB nacional exibiu, na última terça-feira, a propaganda partidária, usando de linguagem direta, roteiro alinhado com projetos do partido, um fundo preto absoluto e trilha sonora dramática. Na síntese, o PMDB se posiciona como o intermediário no processo de construção de um pacto que pode tirar o Brasil da crise. Começa por  “aceitar a verdade é a única maneira de mudar”.  E passa por “vamos resgatar a verdade perdida, nada pode barrar a verdade, nada pode barrar o Brasil”.  O vice-presidente Michel Temer ganha destaque nas inserções, especialmente quando faz a assinatura dos programetes.  Não há mais dúvida: o PMDB protagoniza a antecipação da disputa eleitoral de 2018. Tem o atual governo do PT nas suas mãos, é o principal articulador político e começa a mostrar, o reservado vice-presidente como a bola da vez.

Exemplo

Por mais que não seja constitucional ou legal, o projeto do vereador Rui Lorenzato, PT, é moral. É excelente a iniciativa de proibir a participação de empresas em processos licitatórios do município, que tenham doado valores para campanhas eleitorais. É cortar o mal pela raiz e evitar a promiscuidade gerada a partir da troca de favores ou da ótica de que uma mão lava a outra. O projeto poderia ser aperfeiçoado, estabelecendo regras mais claras, questionadas por alguns vereadores. De resto, Passo Fundo estará dando exemplo, se a lei passar a vigorar.

Missa

No dia em que completa nove anos da trágica morte da jornalista passo-fundense Angélica Weissheimer, familiares convidam para uma missa em sua homenagem. Será nesta quinta-feira, às 18h, na Catedral Nossa Senhora Aparecida.

Greves

Alguns órgãos do governo federal também estão em greve. Servidores do INSS há mais de 50 dias; servidores da Justiça Federal e também parte dos servidores da Justiça Eleitoral. No Cartório de Passo Fundo, os eleitores de municípios que precisam fazer o cadastro biométrico são atendidos normalmente. Os mais de 3 mil eleitores de Pontão tem até o dia 9 para fazer o cadastro.

BID

Com cronograma de obras do BID em dia, município já começou a pagar as parcelas do financiamento feito pela administração, na gestão do prefeito Airton Dipp. O empréstimo de US$ 20 milhões com o BID, foi a primeira experiência financeira internacional da Prefeitura de Passo Fundo para realização de obras. As negociações iniciaram em 2007, mas foi em 2008 que a Câmara aprovou o projeto e em 2010 o Executivo assinou o contrato. A revitalização do Parque da Gare será a última obra a ser cumprida e que está aprovada no financiamento.

 

Gostou? Compartilhe