As manhãs devem continuar com temperaturas mais amenas até, pelo menos, a metade da próxima semana, segundo aponta a previsão da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. O ar frio e seco que entrou na região durante a quarta-feira (2) deve continuar atuando hoje (3), quando o dia ainda pode começar com nevoeiro ou garoa, mas terá céu parcialmente nublado a nublado no restante do dia. As temperaturas ficam entre a mínima de 10ºC e a máxima de 20ºC.
De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, a sexta-feira (4) também deve ser de céu parcialmente nublado a nublado e a temperatura mínima não deve passar dos 8ºC e a máxima chega aos 22ºC. “No sábado (5) existe possibilidade de chuva na região Norte. A mínima será de 12ºC e a máxima de 24ºC”, comenta. No domingo (6) faz mínima de 12ºC e máxima de 25ºC. Pela previsão estendida, a segunda-feira (7) e a terça-feira (8) devem ser de instabilidade com chuva. Existe inclusive risco de temporal devido às temperaturas altas.
Nos primeiros dois dias do mês a chuva registrada foi de 17 milímetros, sendo que a média para o mês é de cerca de 200 milímetros.
Prognóstico
Segundo o prognóstico do 8º DISME/INMET e CPPMet/UFPEL para os meses de setembro, outubro e novembro, está confirmada a permanência de evento El Niño forte. Com a persistência deste padrão, espera-se fortes anomalias positivas de precipitação no Estado para os próximos meses. Com aumento da precipitação, as temperaturas também serão afetadas nos seus padrões climatológicos, o que significa que a previsão é de chuva acima da média, especialmente no final do mês de setembro.
Com relação às temperaturas, o prognóstico aponta temperaturas mínimas para o mês de setembro com valores médios dentro do padrão climatológico na maior parte do Estado. Durante os meses de outubro e novembro, a tendência é de oscilações pouco acima do padrão na parte Norte e dentro do padrão na demais regiões do Estado. As temperaturas máximas, tendem a sofrerem maiores anomalias em função do aumento da nebulosidade neste trimestre.