OPINIÃO

Fatos 04.09.2015

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Realidade

De um economista: é preferível olhar o horizonte e saber o que temos a enfrentar pela frente, do que vivermos iludidos. Referiu-se ao orçamento da União com previsão de déficit de R$ 30 bilhões para 2015. É a primeira vez na história que um governo elabora peça orçamentária com previsão de déficit. É de assustar, mas não deixa de ser um choque necessário de realidade. O mesmo choque de realidade vivencia o Rio Grande do Sul, às custas de irresponsabilidade histórica. Pena que as discussões a respeito sejam tão superficiais e banalizadas. A falta de conhecimento do contexto impressiona.

Ação

Empresários mobilizados contra o aumento de ICMS prometem reforçar ações junto aos deputados. Foco é impedir a aprovação do projeto. Ontem a Fiergs divulgou pesquisa em que 95% dos gaúchos desaprovam o aumento de impostos. Sinceramente não esperava outro resultado. Num país em que a carga tributária é uma das mais pesadas do mundo, não há quem goste de pagar impostos ainda mais quando este imposto não reverte em serviços do Estado para o cidadão.

E...

... o PTB, que destino terá nas eleições de 2016? Partido que integra a base da administração do prefeito Luciano Azevedo está quietinho. Sonda a possibilidade de ter Osvaldo Gomes.

Dossiê

Publicado ontem pela colunista Rosane Oliveira, do jornal Zero Hora: defesa do deputado Diogenes Basegio, PDT, prepara dossiê contra deputados sobre divisão de salários e contratação de funcionários fantasmas.

Bandeiras

Bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul estão a meio mastro na praça de Nicolau Vergueiro. Elas haviam sido retiradas da praça na terça-feira, em protesto.

Corte

Prefeito de Sarandi, Paulo Kasper, decidiu cortar o próprio salário em 20% este mês e 50% a partir do próximo mês. Estão incluídos no corte o vice-prefeito, secretários e CCs. O município não recebeu qualquer repasse de recurso neste ano, tanto da União, quanto do Estado. 

Gostou? Compartilhe