Hoje vamos continuar a série de matérias sobre o Feng Shui trazendo dicas para aplica-lo no ambiente de trabalho. Assim como em casa, acredita-se que esta técnica poderosa harmoniza os espaços trazendo fluidez das energias e prosperidade também nos escritórios e espaços profissionais, deixando estes locais com melhores condições de permanência por longos períodos aumentando assim a produtividade e a consequente lucratividade do estabelecimento.
Não é mágica, é apenas um redirecionamento das energias, mudando o foco de atenção. É no local de trabalho que passamos boa parte do nosso tempo e é muito importante que este local esteja em equilíbrio. Primeiramente, sua mesa precisa estrar sempre limpa e organizada, livre de entraves e obstruções. Para não trazer energias diversas que possam atrapalhar o fluxo de trabalho, mantenha os materiais pessoais, como alimentos e produtos de higiene, escondidos em caixas ou gavetas.
Depois de ter sua mesa organizada, é hora de posicioná-la na sala. O ideal é nunca dar as costas para a porta, e sim virar-se o mais de frente possível ao acesso, sem obstruí-lo, tornando as oportunidades convidativas e bem vindas. Mas cuidado, não coloque a sua mesa diretamente em frente ao acesso, pois o grande fluxo de energia pode causar desconcentração e agitação. Já as suas costas, por serem muito vulneráveis, devem estar protegidas com algum anteparo, como um móvel, uma parede ou até uma cortina.
Quanto aos equipamentos eletrônicos, quanto mais afastados melhor. As radiações e as ondas magnéticas sugam a nossa energia, aumentando a indisposição e até causando aquela dor de cabeça e a fadiga do fim do dia. Deixe equipamentos como telefone e impressoras em outra mesa, se você usa notebook aproveite ao máximo o uso à bateria, diminuindo o seu contato direto com a eletricidade, se você usa desktop tente aumentar o cabeamento e afastá-lo da sua zona de trabalho.
A iluminação adequada também é muito importante. Quanto mais se tirar proveito da iluminação natural melhor, pois ela tem a temperatura de cor ideal para o olho humano, muito mais saudável. Caso não seja possível, evite as lâmpadas fluorescentes com refletores pois são muito agressivas. Esta iluminação também aumenta a fadiga e as dores de cabeça no decorrer do dia. Prefira uma iluminação fria e clara, porém suave e indireta. O mais importante é a limpeza e a organização do ambiente de trabalho, e isso qualquer um pode fazer. Aproveite as dicas e trabalhe feliz! Até a próxima.
OPINIÃO
Aumente sua produtividade harmonizando o seu ambiente de trabalho
· 1 min de leitura