Autorizado início das obras do Projeto Passo Fundo Participa

Serão investidos R$ 2,8 milhões com recursos próprios do município

Por
· 2 min de leitura
Autorização foi dada no final de semanaAutorização foi dada no final de semana
Autorização foi dada no final de semana
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A comunidade escolheu durante dois meses, através do Projeto Passo Fundo Participa, as ruas que serão contempladas com obras de asfaltamento. Neste final de semana, o prefeito Luciano Azevedo anunciou em visita aos bairros Planaltina e Loteamento Santa Rita, o início das obras de pavimentação nas 25 ruas de oito bairros, que devem receber obras a partir desta terça-feira (08).

“Simultaneamente as equipes da Prefeitura devem começar nesta terça-feira as obras nas duas ruas mais votadas no projeto, a Rua Pedro Boscardin, no Loteamento Santa Rita; e rua Jorge Barbieux, na Planaltina. A participação e o envolvimento das comunidades foram importantes para o sucesso desta nova forma de interação e democracia junto à população na hora de decidir investimentos”, disse Luciano.

O presidente da associação de Moradores do Loteamento Santa Rita, Marcilio Macedo Alérico, ressaltou a forma democrática do projeto que demonstrou também a união e a participação de todos do bairro. “O pessoal se organizou em grupos, foram de casa em casa mobilizando a votarem”. As vizinhas, Luciana, Marilene, Glauciane e Daniela, formaram um grupo que percorria as ruas do bairro pedindo e explicando a importância das pessoas votarem. “Não tínhamos hora e nem descanso, mas foi compensador, hoje o prefeito está aqui já anunciando as obras. Estamos felizes e realizados com todo o esforço nosso e da Prefeitura em fazer este trabalho, disse Marilene, moradora da Rua Pedro Boscardin.

O projeto lançado pela Prefeitura teve a participação de mais de 3.400 pessoas, aproximando de forma efetiva a população do Poder Público. No Loteamento Santa Rita a comunidade se mobilizou e conseguiu somar 833 votos somente para a Rua Pedro Boscardin, que foi a mais votada do processo. No loteamento Santa Rita, ainda vão receber pavimentação as ruas José Pinto Demamann, Jovino Martins, Garibaldino Borges e rua Daniel Arensi.

No Bairro Planaltina, onde o projeto deve fazer obras em 4 ruas e outras mais no Loteamento Escola Rural, dentro do mesmo bairro, o presidente da Associação de Moradores, Carlitos da Luz, destacou a forma e a capacidade do projeto de idealizar por meio do voto a sua cidadania. “A administração municipal elegeu priorizar os presidentes de bairros com programas e apoio nas estruturas das comunidades. Nos mobilizamos, visitando as escolas, espaços comerciais e as famílias do bairro pedindo voto. Muitas pessoas que estão fora do Estado também participaram”.

Serão investidos R$ 2,8 milhões em recursos próprios do Município para melhorar a infraestrutura das ruas que não estão pavimentadas. Conforme o prefeito, cerca de 60 quadras de 25 ruas receberão os trabalhos que envolvem canalização, preparação da base e asfaltamento. A previsão é que todas as ruas mais votadas sejam asfaltadas até março de 2016, respeitando cronograma elaborado pela Secretaria de Obras. 

Gostou? Compartilhe