A primeira fase do projeto de revitalização do Parque Ambiental Banhado da Vergueiro está finalizada, com a realização da pavimentação das ruas e passeio público com ciclovia. Com a conclusão desta etapa, o prefeito Luciano Azevedo anunciou a sequência das obras na manhã dessa terça-feira (8). "O Banhado da Vergueiro é uma obra aguardada há mais de 20 anos e será um parque de preservação ambiental. Vamos entregar a comunidade um espaço de lazer totalmente integrado com o meio ambiente. Não é apenas uma revitalização, é a transformação de toda esta região da cidade", disse Luciano.
O promotor público, Paulo Cirne, falou do inquérito civil que tramita há 16 anos e o trabalho das entidades ambientais, que já tratavam sobre a área. "Dentre os projetos apresentados ao longo dos anos, sem dúvida, este da administração municipal é o melhor de todos, pois preserva a área e instala o Centro Ambiental e a SMAM aqui. Vamos acompanhar este trabalho que vai ser importante para a preservação da natureza e utilização da população", falou o promotor. No projeto, serão construídas trilhas e passarelas sobre o banhado, preservação integral das nascentes, áreas de educação ambiental, brinquedos para crianças e espaços de convivência. Também serão realizadas a limpeza e despoluição das nascentes, recuperação da flora e preservação das espécies nativas.
Após a primeira fase - que contou com a pavimentação das Ruas Thomé Mendes e Senador Vergueiro, através de técnicas em blocos intervalados de concreto para garantir a permeabilidade do solo - os serviços avançam para a segunda fase da obra. Entre as ações, o projeto conta com a edificação (prédio) da Secretaria de Meio Ambiente e, também Centro de Educação Ambiental e a estruturação da praça. O prédio será construído suspenso do solo, permitindo o crescimento de gramíneas e a possível circulação de pequenos animais existente no local. A construção da sede da Secretaria de Meio Ambiente reduzirá os custos de aluguel do município, permitindo a gestão direta sobre a área com implantação de programas de educação ambiental e visitação.
O investimento de aproximadamente R$ 2 milhões é proveniente do Fundo de Gestão Compartilhada, uma parceria entre a Prefeitura e a Corsan, que tem entre seus objetivos a recuperação áreas ambientais degradadas. O cronograma de execução da segunda fase da revitalização do Parque do Banhado da Vergueiro deve ser concluído entre 6 e 8 meses.
Prefeito anuncia nova fase de obras no Banhado da Vergueiro
· 1 min de leitura