Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Pasqualini participaram no dia 04 de setembro da etapa final da escola no Projeto Oratória nas Escolas. Neste ano, 20 escolas municipais integram o projeto em Passo Fundo, que é direcionado aos anos finais do Ensino Fundamental. A final da etapa municipal acontecerá em novembro. Posteriormente, os vencedores participarão das etapas regional e nacional.
O tema desta edição é sobre “Água, direito de ter e dever de preservar”. O projeto, organizado pela JCI Brasil e JCI Passo Fundo, tem apoio da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação. A iniciativa tem como objetivo oferecer aos estudantes da rede municipal de ensino uma oportunidade de conhecimento sobre o tema e desenvolvimento da habilidade de comunicação, oratória e persuasão.
Na Escola Senador Pasqualini, os melhores oradores foram escolhidos na semana passada. O terceiro lugar foi conquistado pela aluna Luana Nascimento Barriquel, o segundo pela estudante Giovana Gonzatto da Silva e o primeiro lugar pelo aluno Dyordinis Oliveira Gois. O vencedor da etapa final na escola demonstrou muita emoção durante o seu discurso e agradeceu a toda equipe da escola que se dedicou e incentivou os alunos. “A Oratória nas Escolas desse ano foi maravilhosa. Foi sem dúvida a melhor oratória de todos os anos. Independentemente da classificação de cada um, os momentos que eu passei junto com meus colegas oradores foram inesquecíveis, pois se divertimos, trocamos ideias e crescemos juntos. Todos os que participaram da oratória são eternos vencedores, pois venceram seus medos e se desafiaram a dar o seu melhor”, declarou o aluno Dyordinis.
A final na escola emocionou os participantes do projeto, os professores e as pessoas que prestigiaram esse momento. “A dedicação e esforço foram esplendidos, notadamente pela belíssima apresentação, da entonação da voz, de seus movimentos sincronizados com os pensamentos, pelas palavras bem escritas que saíam de seus textos para a memória de cada ouvinte. Inesquecível para todos. Parabéns, valeu o esforço. Vocês mereceram todos os aplausos”, ressaltou a orientadora da escola, professora Eliane Catarina Ortiz.
Os estudantes realizaram pesquisas sobre o tema, leituras, elaboraram os textos, apresentaram para as turmas e fizeram diversos ensaios antes da etapa final na escola. A coordenadora dos anos finais, professora Mariani Canfild, destacou a dedicação dos alunos e agradeceu a todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente ao projeto. “A cada ano que passa, o nível de preparação do alunos oradores tem significativa melhora. Foi muito ensaio, esforço, dedicação, coragem e ousadia. A cada ensaio uma surpresa, uma emoção diferente para nós professores. Vimos alunos empenhados e protagonistas de um trabalho tão importante. Eles mostraram autonomia e emocionaram as pessoas que assistiram a final com essas belíssimas apresentações”, enfatizou a professora.