O Campeirismo Gaúcho e sua importância social, econômica e cultural é o tema central da 23ª Mostra Da Cultura Gaúcha, que acontece neste domingo (13), em Passo Fundo. Nesta edição, oito entidades irão concorrer ao título, que ano passado ficou com o Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Mercosul. Utilizando no mínimo 70 integrantes e três carros alegóricos, os grupos revelarão trajes e costumes característicos das temáticas específicas escolhidas por cada um. Para isso, as oito entidades receberam um valor de R$ 21.735,00 cada uma, repassados pela Prefeitura.
A primeira entidade deve passar pela Avenida Sete de Setembro às 14h e a previsão, de acordo com a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galezzi, é de que os desfiles encerrem por volta das 17h. “Estamos esperando um grande público para domingo, até mesmo em vista do cancelamento do desfile do dia 20. Acreditamos que a comunidade vai se mobilizar para acompanhar o desfile temático, que tem entrada gratuita”, comenta. As arquibancadas montadas pela prefeitura acomodam quatro mil pessoas e foram montadas na sexta-feira (11). Já neste sábado, véspera do desfile, o local deve passar por uma vistoria do Corpo de Bombeiros, para garantir a segurança dos espectadores.
O desfile inicia na Avenida Sete de Setembro, esquina com a General Osório, mas o cronômetro da entidade é iniciado a partir da Coronel Chicuta. O encerramento se dá na esquina das avenidas Sete de Setembro com a Presidente Vargas. “Também será avaliado o tempo e o espaço físico utilizado pela entidade”, frisa a coordenadora. Já a concentração dos grupos é localizada na Sete de Setembro entre a Avenida Brasil e a General Osório. O trânsito fica interrompido durante todo o dia.
Avaliação
Para conhecer a entidade campeã, serão somadas todas as notas dadas pela Comissão Julgadora. A comissão é composta por cinco jurados designados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), de Porto Alegre. Os jurados avaliarão diversos quesitos como: temática, pesquisa, indumentária, resgate histórico, entre outro. A apuração das notas será feita pela Secretaria de Desporto e Cultura (SEDEC) com a 7ª Região Tradicionalista do MTG.
Depois da apuração de todos os pontos somados por cada entidade, o resultado das campeãs será divulgado no dia 20 de setembro, durante programação preparada pela 7ª RT em substituição ao Desfile Farroupilha, cancelado em decorrência da doença do Mormo.
Inspeção dos animais
Depois de perder o atestado de livre para Mormo, o Estado ficou em alerta para alguns casos suspeitos da doença. Com isso, pelo menos 30 municípios cancelaram os desfiles e eventos tradicionalistas com a presença de equinos. Em Passo Fundo, a decisão da suspensão do desfile do dia 20 foi anunciada pela Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas 2015. Já no caso da Mostra, a presença dos cavalos foi mantida e, por isso, a 7ª RT contratou um veterinário que realizará a fiscalização do evento.
Será cobrada a Guia de Transporte Animal (GTA) de todos os animais que participaram do evento. A Guia só emitida depois que o proprietário do animal apresenta os exames negativos para Mormo e anemia. “A fiscalização será realizada na concentração das entidades. O veterinário cobrará a Guia, como pede a legislação”, explica Gilda.
Confira lista das entidades participantes e a temática escolhida por cada uma:
- GTF Guapos da Agronomia
Tema: A Luta entre o homem e o cavalo
- CTG Dom Luiz Felipe de Nadal
Tema: A música campeira
- CTG Fagundes dos Reis
Tema: O laço do serviço ao lazer
- Departamento Tradicionalista Juvenil
Tema: Afazeres domésticos
- Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz
Tema: O Guasqueiro
- CTG Moacyr da Motta Fortes
Tema: No Galpão
- GCT Cavaleiros do Mercosul
- CTG Estância Nova
Tema: A Ordenha