Evento marca as comemorações da Semana Farroupilha

Desfile aconteceu neste domingo e reuniu oito entidades tradicionalistas. Grande público prestigiou a Mostra

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O domingo (13) foi de arquibancadas lotadas na avenida Sete de Setembro. O público aproveitou a tarde de sol para acompanhar a 23ª edição da Mostra Da Cultura Gaúcha. Oito entidades tradicionalistas desfilaram o Campeirismo Gaúcho e sua importância social, econômica e cultural. O desfile iniciou às 14 horas com hasteamento das bandeiras ao som dos hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul.

O casal Aline Goelzer e Anderson Moreira levou os filhos Luiz Henrique, de 9 anos e João Otávio, de 4 para acompanhar o desfile. Segundo Aline, a família vai todos os anos prestigiar a mostra porque acredita ser importante ensinar os filhos a cultuar a tradição gaúcha. “É importante, é a nossa história, a história do nosso antepassados. É muito importante trazer as crianças para a avenida para conhecer a cultura gaúcha”, comenta.

Utilizando no mínimo 70 integrantes e três carros alegóricos, os grupos desfilaram trajes e costumes característicos das temáticas específicas escolhidas por cada um. Para isso, as oito entidades receberam um valor de R$ 21.735,00 cada uma, repassados pela Prefeitura.

A primeira entidade a entrar na avenida, foi o CTG Guapos da Agronomia, que desfilou a luta entre o homem e o cavalo. O CTG Dom Felipe de Nadal representou a música campeira, desde suas influências até os festivais nativistas. O CTG Fagundes dos Reis foi a terceira entidade a desfilar e escolheu como tema o laço, do serviço ao lazer. Logo em seguida, o Departamento Tradicionalista Juvenil encantou o público com o tema afazeres domésticos e mostrou a importância da mulher gaúcha. A Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz desfilou o tema o guasqueiro, seguida pelo CTG Moacyr da Motta Fortes que mostrou a importância do galpão para os gaúchos. Os Cavaleiros do Mercosul – vencedores do ano passado – levaram para a avenida o tema a tosquia e o alambrado. Coube ao CTG Estância Nova encerrar o desfile com o tema a ordenha.

As entidades foram avaliadas por uma Comissão Julgadora composta por cinco jurados designados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), de Porto Alegre. Os quesitos avaliados foram temática, pesquisa, indumentária, resgate histórico, entre outros. Depois da apuração de todos os pontos somados por cada entidade, o resultado das campeãs será divulgado no dia 20 de setembro, durante programação preparada pela 7ª RT em substituição ao Desfile Farroupilha, cancelado em decorrência da doença do Mormo.

Gostou? Compartilhe