Seis municípios da região inovam e buscam exemplos de gestão. A primeira etapa do processo que deverá resultar na criação do Consórcio Geceis, integrando Getúlio Vargas, Estação, Charrua, Erebango e Ipiranga do Sul encerrou na manhã de quarta-feira (09). Os seis prefeitos assinaram o protocolo de intenções para a oficialização da Associação Pública durante audiência na sede da ACCIAS. Ela terá personalidade jurídica e natureza autárquica interfederativa, respaldada por legislação federal. O passo seguinte será a aprovação de cada uma das Câmaras de Vereadores.
II
A união dos municípios em torno do desenvolvimento regional e de articulações para a realização de ações compartilhadas já é uma realidade em diferentes quadrantes do país. Prefeito de Estação e integrante da direção da ACCIAS, Geverson Zimmermann (PSDB) foi desde o início um entusiasta. A iniciativa partiu do grupo que integra o Prodege – Accias, que objetiva o Desenvolvimento Econômico Local. No início do ano os prefeitos estiveram em Fraiburgo (SC) para conhecerem a metodologia do consórcio formado por quatorze municípios.
III
Em época de “vacas magras”, que atinge frontalmente as finanças públicas, a iniciativa deve receber o respaldo da sociedade. A prestação de serviços integrados vai garantir melhoria nas estradas que ligam os municípios. A busca de soluções na gestão de resíduos sólidos, através da criação de uma central de triagem e a respectiva destinação do lixo é outro exemplo. Somente através do consórcio será possível se habilitar em muitos dos projetos oferecidos pelos Ministérios das Cidades e Saúde. Dentre as múltiplas opções, a compra conjunta de medicamentos, pneus, lubrificantes..., e a contratação de serviços, garantindo assim melhor preço e qualidade.
Curtas:
# A rejeição das contas de 2011 do prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM) pela Câmara de Getúlio Vargas foi registrada na coluna anterior.
# As informações utilizadas foram obtidas no site da Câmara de Vereadores e constam no Boletim Informativo 031/2015 divulgado em todos os veículos de comunicação local.
# A votação, ocorrida na sessão do dia 27 de agosto, resulta na perda dos direitos políticos do prefeito de Getúlio Vargas por oito anos.
# O Processo nº 708-0200/11-14 foi julgado pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas do RS no dia 22 de agosto de 2013.
# Participaram do julgamento os Conselheiros Pedro Figueiredo, Adroaldo Mousquer Loureiro e Estilac Martins Rodrigues Xavier.
# O parecer, relatório e decisão, bem como o vídeo da sessão final podem ser conferidos no site do TCE/RS.
# Em vídeo e áudio o Conselheiro do TCE/RS descreve os apontamentos e respectivas defesas bem como a decisão tomada em cada um deles.
# O chefe do executivo não foi encontrado na semana anterior para fazer o contraponto.
# Na última terça-feira (8), o prefeito conversou com este escriba e disse que aina nesta semana sua assessoria iria enviar uma nota de esclarecimento sobre os fatos.
# A coluna aguardou o documento até o fechamento sem sucesso, e deste modo o espaço para as versões do prefeito Prezzotto ficará garantido na próxima semana.
# O Presidente do Poder Legislativo de Getúlio Vargas, Vereador Aquiles Pessoa da Silva (PP) e os vereadores Jeferson Karpinski (PMDB) e Amilton Lazzari (PMDB) participaram do Seminário das Frencoop’s Municipais Gaúchas.
# O Seminário foi realizado no Parque de Exposições da Expodireto/Cotrijal, em Não-Me-Toque.
# O evento tem como objetivo auxiliar na articulação da Frente Municipal de Apoio ao Cooperativismo junto aos legislativos municipais gaúchos.
Dito & Feito:
O feriado de 7 de setembro, alusivo a Independência do Brasil, foi escolhido para o lançamento do mais novo partido político no município de Estação. A oficialização e a formação da comissão executiva do Partido Verde (PV) nesta data garante sua participação nas eleições para vereador e prefeito no próximo ano. São signatários da ata de fundação Eriete Pontel Botton, Plínio Davi Triques, Vilmar Lima, Anderson Ribeiro da Silva, Vilson Luis Triques, Aline Ribeiro da Silva Schaidt, Luciano Prudente e Valdemar Konig (na foto) E ainda:Vagner Rister de Brito, Carine Bombana, Tiago Migon e Moisés Peretti.