A Prefeitura de Passo Fundo conquistou um importante espaço nas ações de Orçamento Participativo no País. Desde o começo de setembro, o município está integrado à Rede Brasileira de Orçamento Participativo (OP), com a implantação do Projeto Passo Fundo Participa. Através da iniciativa, a população votou pela internet e decidiu os investimentos de pavimentação em 63 quadras de 25 ruas da cidade.
“Pela primeira vez que o município tem esta ação de participação da comunidade, definindo as obras, o investimento e a concretização do projeto com o início das obras. A participação superou nossa expectativa, sendo um processo novo, acessado exclusivamente pela internet”, avaliou a secretária-adjunta de Administração, Eliana De Zorzi, que coordenou o processo de votação do Passo Fundo Participa junto com a equipe da CTEC – Coordenadoria de Tecnologia da Informação.
O Passo Fundo Participa contou com a colaboração de cerca de 3.400 pessoas, com direito a um voto por título, sendo avaliado pela coordenação nacional da entidade como uma ação de integração entre a administração municipal e a comunidade, reforçando a gestão pública transparente e a participação ativa do cidadão nas questões do município, em especial, na escolha de investimentos e obras.
O Orçamento Participativo tem obtido projeção no cenário internacional, inspirando diversas experiências pelo mundo, e tornando o Brasil uma referência internacional quando se fala em democracia participativa. Desde 1989, quando oficialmente surgiu o projeto, não havia uma organização que pudesse coordenar as cidades que quisessem desenvolver tais iniciativas. Desta forma, em outubro de 2007, foi criada a Rede Brasileira de Orçamento Participativo. Agora, a cidade de Passo Fundo está inclusa nos mais de 70 municípios participantes distribuídos em nove estados e três regiões do Brasil (Sul, Sudeste e Nordeste).
Passo Fundo integra Rede do Orçamento Participativo
· 1 min de leitura