A instabilidade que chegou ainda na manhã de ontem nas regiões Sul e Leste do Estado, também causou chuva e rajadas de vento no Norte do RS. Em Passo Fundo, segundo informações do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Luis Sandri, a velocidade do vento chegou a 70km/h. O Corpo de Bombeiros informou que alguns moradores pediram auxílio para verificar a situação de árvores e galhos que foram abalados com o vento, mas nenhum estrago foi registrado.
Já a Frente Fria, responsável pela chuva, só começou a atuar no final do dia e, enquanto não vinha, deixou os termômetros na casa dos 30ºC. Para essa quinta-feira (17) há possibilidade de queda de granizo e as temperaturas devem ficar entre 16ºC, a mínima, e 30ºC a máxima. Além disso, o observador destaca que a instabilidade permanece pelo menos até domingo, com pequenas aberturas de sol durante o final de semana. Até às 15h de ontem, a Estação da Embrapa havia registrado 35mm de chuva no mês. A média esperada para setembro é de 198mm, a maior do ano. “Setembro é, normalmente, o mês mais chuvoso. Até domingo a quantidade de precipitação deve aumentar bastante”, afirma Sandri.
No RS
A Defesa Civil do Estado divulgou um alerta de que em algumas áreas o acumulado de chuva pode se aproximar dos 300 milímetros, ao longo dos próximos dias. De acordo com o alerta, feito com base na análise dos dados de diferentes serviços de meteorologia, o fenômeno deve atingir com mais força o sudeste do Estado, a bacia do Alto Uruguai, o Litoral Norte, a Região Metropolitana e a zona Centro-oriental. “Na quinta e na sexta-feira, a precipitação vai afetar principalmente a região entre Porto Alegre e a Serra. No fim de semana, há previsão de um acumulado de 125 milímetros em zonas do norte”, informou o alerta.
Conforme o previsto, a chuva chegou ao Estado na madrugada de quarta, atingindo primeiro a fronteira com o Uruguai. Além disso, a presença de um bloqueio atmosférico sobre a Região Sudeste vai impedir que a Frente Fria prossiga, ficando estacionada sobre o Rio Grande do Sul por pelo menos uma semana.
Na madrugada de ontem houve registro de queda de granizo em diversas cidades do Estado. Em Bagé, na região da Campanha, os bombeiros foram acionados para atender pelo menos cinco ocorrências de destelhamentos. Também houve registro em alguns bairros de Rio Grande. Já na Região Metropolitana, a chuva de granizo em Morungava, distrito de Gravataí, deixou pelo menos 300 casas destelhadas, conforme a Defesa Civil. Na Região Norte, o município de Tapera foi atingido pela chuva de granizo durante a tarde.
Mau tempo faz voo desviar rota
Por causa do mau tempo desta quarta-feira, um voo que seguia de Campinas (SP) com destino à Passo Fundo teve de ser desviado para Navegantes (SC). Conforme informações do Aeroporto Lauro Kurtz?, as rajadas de vento, que chegaram a 70km/h pouco depois do meio-dia, prejudicaram o pouso e a aeronave acabou tendo a rota desviada.
Ventos chegam a 70km/h em Passo Fundo
· 2 min de leitura