Juventude
Em sua segunda edição, a Conferência Municipal de Juventude reuniu jovens de Passo Fundo para refletir sobre diferentes temas. O evento foi realizado entre os dias 16 e 17 no auditório da Faculdade Anhanguera. Com o tema “Transformando a realidade”, os eixos de debate trouxeram pautas como: participação e educação; trabalho, inovação e desenvolvimento sustentável; saúde, esporte e lazer; território, mobilidade, paz e segurança; e cultura e direito à comunicação.
Resíduos
A comunidade é convidada para a Audiência Pública do Diagnóstico do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, que será realizada no dia 22 de setembro, das 9h às 12h, no auditório do Ministério Público (Rua Bento Gonçalves, 720 – Centro). O Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos será elaborado pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente. Na construção e debate de ideias, participam de maneira colaborativa o Fórum da Agenda 21, Assembleia Permanente pela Preservação Ambienta (APPA) e 1ª Promotoria de Justiça Especializada do Ministério Público Estadual. É importante que a comunidade participe da audiência e também faça sua colaboração, pensando em um futuro mais sustentável e consciente
Radiologia
Para qualificar o serviço prestado pelo Hospital Municipal, a partir da próxima terça-feira (22), será feita a instalação de um novo equipamento digitalizador de imagens radiológicas e, em seguida, o treinamento de equipe para utilização do aparelho, que oferecerá melhor qualidade nos exames prestados no local. Por este motivo, a direção do Hospital Dr. Cesar Santos informa que, entre os dias 22 a 24 de setembro, haverá uma redução na realização dos exames de raio-x e mamografia, o que deverá ser normalizado até o final da próxima semana, quando passará a entrar em funcionamento o novo equipamento.
Cáritas I
Avaliação, celebração e confraternização marcaram a XXI Assembleia Geral Ordinária da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo. Realizada nesta terça-feira (15), o evento reuniu 68 pessoas, entre sócios e convidados, e procurou discutir, avaliar e projetar as ações das Cáritas. A atividade iniciou pela manhã com a acolhida dos participantes e um momento de espiritualidade, onde foram apresentados, referendados e acolhidos 16 novos sócios na instituição. Também houve um painel com o tema: “A Relação da Cáritas com a Igreja e a Sociedade”, no qual se discutiu sobre o trabalho da Cáritas como parceira, articuladora e fomentadora de processos.
Cáritas II
Na oportunidade, o relatório anual e o balanço de 2014 foram apresentados para apreciação e aprovação. Com o relatório em mãos, os presentes puderam ter acesso as atividades que foram desenvolvidas em seus nove programas de ação, com base em seus princípios em missão. Segundo o diretor administrativo da Cáritas Arquidiocesana, Luiz Carlos Vicentini, a assembleia é um espaço de avaliar, celebrar e confraternizar as conquistas da entidade. Ao final da assembleia o Administrador Apostólico da Arquidiocese, Dom Paulo de Conto, presidiu uma Celebração Eucarística e deu posse a nova diretoria e conselho fiscal da entidade para os próximos três anos.
Farroupilha
No clima dos festejos farroupilhas, os pacientes atendidos no Serviço de Hemodiálise do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) vivenciam o cultivo às tradições gaúchas. Além do lanche típico, as comemorações proporcionam um ambiente mais leve e alegre aos pacientes e equipe de profissionais que trabalham na unidade. A quinta-feira começou animada com a música de João Tobias, 68 anos, que já gravou CD de músicas gaúchas e também realiza sessões de hemodiálise no HSVP. Como João sabe que o tratamento da doença renal crônica é difícil, ele enaltece a música como grande aliada para ajudar no tratamento. Ao lado de seu neto que tocou gaita, ele disse emocionado que é muito gratificante trazer alegria para outros pacientes.
Narrativas Seriadas
As narrativas seriadas, séries conhecidas originalmente por serem apresentadas na TV, têm se adequado e conquistado cada vez mais espaço em outras mídias. Perceber como funcionam as narrativas seriadas e compreender como esse formato se adapta às novas mídias é o objetivo do projeto de extensão Ponto de Cinema, vinculado à Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF), que realiza, em parceria com a produtora Cine Um, o curso “Narrativas seriadas: da TV às novas mídias”. Ministrado por Sheron Neves, o encontro será no dia 3 de outubro, das 14h às 19h30, no auditório da Acisa. O curso fará uma análise sobre a narrativa seriada e a televisão contemporânea, dos novos formatos de produção, exibição e interação com o público.