Granizo causa estragos na região

Em Sarandi, mais de 400 casas foram danificadas pela ocorrência do fenômeno

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

O temporal de quarta-feira (16) causou estragos em alguns municípios da região. Em Sarandi, mais de 400 residências foram danificadas pela chuva de granizo. A forte chuva de granizo causou estragos principalmente na área urbana. Na área rural, levantamento dos estragos foram realizados durante a quinta-feira, mas, de acordo com informações disponibilizadas pela Prefeitura, lavouras de trigo e milho e parreirais tiveram danos significativos. A Administração municipal, Defesa civil, Emater e Cotrisal, estão empenhadas na realização de levantamentos para verificar a necessidade de se decretar situação de emergência. Ainda na noite de ontem, a Secretaria de Obras do município distribuiu lonas para auxiliar as famílias que tiveram problemas.

Os municípios de Marau e Lagoa Vermelha não tiveram grandes danos causados pelos temporais de ontem. Em Lagoa, conforme informações da Rádio Cacique, apenas algumas residências do interior tiveram alguns danos, mesmo assim não foi necessária a intervenção do Corpo de Bombeiros ou mesmo da Defesa Civil. Em Marau, o caso mais grave registrado foi a morte de três vacas em uma propriedade rural devido a uma descarga elétrica, conforme dados da Rádio Alvorada. O caso aconteceu na comunidade Sagrado Coração de Jesus.

No Estado
De acordo com dados oficiais da Defesa Civil, que conta com equipes distribuídas em várias regiões do RS, 24 municípios registraram queda de granizo. Desses, seis tiveram danos em áreas urbanas e rurais. Segundo as coordenadorias regionais, 850 famílias foram atingidas. Os municípios atingidos receberam auxilio das prefeituras e Defesa Civil locais, com lonas e material de apoio. Em todo o Estado, segundo Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) próximo de 4 mil pessoas ficaram sem energia devido ao temporal.

A Defesa Civil mantém de temporal para algumas regiões e municípios. A previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até a próxima semana. Qualquer informação ou pedido por ser repassado ao Centro de Operações da Defesa Civil (Codec), pelo telefone 199, que atende 24 horas.

Municípios com danos causados pelo granizo

Gravataí - 350 famílias atingidas
Sarandi - 400 famílias atingidas
Paverama - 70 famílias atingidas
Santana do Livramento - 60 famílias atingidas
Bagé - 40 famílias atingidas
Sarandi - 30 famílias atingidas
Fonte: Defesa Civil

Gostou? Compartilhe