OPINIÃO

?EUR procura

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um cronista sempre está à procura de frases e infinitas vezes escreve para encaixar uma ideia. lembro, por exemplo, de uma frase dita por meu pai ao ver um conhecido atravessar a Marechal Floriano, sobretudo transpassado, azul-marinho, botões dourados com estampa de âncoras: esse cara tem valor porque trabalha e estuda. Às vezes completava: as mulheres não gostam desse tipo de homem, elas gostam dos canalhas. Trabalhar e estudar, virar-se na vida, ir atrás, como tudo isso me impregnou,como ficou marcado. Quase sempre fico com muita pena ao perceber adolescentes perneando espalhando currículos e mais currículos à procura de emprego. Gente que se vira, gente humilde (música de Garoto-Vinícius-Chico).

Outra frase dita por meu grande e iluminado amigo Eduardo Fernandes numa época em que vivia uma crise que parecia ser maior que minhas vontades de potências: confio em você. Claro, como não, vou vencer sim, Eduardo, que bacana, obrigado pelo voto em mim. Venci, evidentemente, havia alguém que acreditava em mim mesmo nem eu ousasse fazê-lo. Jorge Ferreira, em outra época, disse-me: tu tens uma arma com seis balas, para alcançares sucesso evite atirar em todas as direções, foque no teu objetivo e dispare nele. Focar, sim, como não. Em que devo focar nessa idade a não ser dar rumo aos filhos? Outro amigo, Jorge Patussi, em 1987, no começo da vida profissional de uma cara que saiu do nada: o que tu deves ao banco nem é dívida ! Tinhas razão, caro Jorge, eu estava colocando uma pequena dívida como mostrenga e isso minava meu pensamento. Frases e mais frases, ouvidas, guardadas, nunca esquecidas. Lembro de Flavio Cavalcanti: li não sei onde, guardei e dou de graça para vocês.

Minha mãe ao aproximar minha idade de pensar em namoradas: meu filho, quando uma menina ficar sem roupa na tua frente, não pense que ela é uma menina pelada simplesmente, pense que ela é uma pessoa que tem sangue, sonhos e sentimentos. Sempre trate gente como elas são, gente.

Última, ouvida de um luterano aos meus vinte e poucos anos sobre o meu arrogante agnosticismo: Jorge, o Criador deu aos animais o instinto, ao homem deu a inteligência e aos seres superiores ele deu a fé. Percebo que és muito inteligente, talvez algum dia consigas subir um degrau a mais. Acho que está chegando a hora do degrau. Talvez seja assim para todos os sessentões que buscam um sentido para a existência. Talvez seja assim, como descrito por Morris West em As Sandálias do Pescador, quando Kiril Lakota, que viria a se tornar papa, embretou-se nas duas possibilidades: fé ou loucura. Tenho pouca propensão à loucura, mas estou aberto à palavra.

Queria que percebesses, caro leitor, como frases ditas e ouvidas pode m fazer diferença na vida das pessoas, principalmente as edificantes. Nunca use as destrutivas, construa, empreenda, incentive, exemplifique, isso fica marcado,nunca será esquecido e pode fazer a diferença que nossos filhos precisam. Se as frases vierem acompanhadas de ações pertinentes, melhor ainda.

Gostou? Compartilhe