No Dia Mundial Sem Carro, a Prefeitura de Passo Fundo abraça a ideia de buscar um novo conceito sobre sustentabilidade, meio ambiente e qualidade de vida, um esforço que ganha força no mundo todo. A data para aderir à ação é o dia 22 de setembro, quando diversas manifestações contribuem para tornar realidade o uso de transportes alternativos.
Em Passo Fundo, a Prefeitura de Passo Fundo destaca a data para que o número de participantes seja significativo. Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação para o Trânsito, da Secretaria de Segurança Pública, Raquel Rúbio, nesta terça-feira (22), a ideia é reduzir o número de veículos nas ruas e utilizar meios de locomoção que priorizam o coletivo ou que não sejam poluidores. “Este incentivo acontece há muitos anos e é uma forma de trazer para o dia a dia o uso de transportes públicos, da bicicleta, da caminhada, até mesmo da carona solidária, desde que tenhamos a redução de veículos e, se possível, a adesão aos meios alternativos”, explicou.
A data especial surgiu em 1997, na França, e, desde então, a lista de países que participam do Dia Mundial Sem Carro só aumenta.
O exemplo da ciclovia
A Ciclovia Bernardo Martio, a primeira de Passo Fundo, conta cada vez mais adeptos e institui um novo olhar para o uso da bicicleta como meio de transporte. Atualmente, a Prefeitura de Passo Fundo realiza as obras de mais um trecho da ciclovia, que dará acesso ao Bairro Santa Marta.
Com as obras do novo trecho, Passo Fundo passará a ter 8,5 quilômetros de ciclovia: 3 quilômetros (1,5 quilômetros de ida e volta) na Avenida Brasil, entre a Rua Livramento e Avenida Sete de Setembro; 3 quilômetros da segunda parte de extensão (1,5 quilômetros de ida e volta), na Avenida Brasil Oeste, da Rua Livramento até o trevo do Bairro Boqueirão, na saída para a RST 153; e os 2,5 quilômetros da nova extensão, que sai da Avenida Brasil em direção a Rua Diogo de Oliveira, com acesso à Avenida João Catapan até o trevo da Perimetral Sul, na entrada do Bairro Santa Marta.
Trânsito seguro: uma semana de debates e aprendizado
Com o tema “Seja você a mudança no trânsito”, Passo Fundo também realiza a programação da Semana Nacional de Trânsito, que conta com diferentes atividades. Nesta terça-feira (22), a Secretaria de Segurança Pública receberá a visita de alunos do Bairro Zachia, que conhecerão a nova sede da secretaria e um pouco mais sobre a profissão dos Agentes Fiscais de Trânsito.
Na quarta-feira (24), será o Dia da Mobilização pelo Trânsito Seguro – Passo Fundo em Defesa da Vida, com ações sociais durante a manhã, das 10h às 11h, e a tarde, das 16h às 17h, a fim de promover a sensibilização em favor da vida no trânsito. Na quinta-feira (25), das 8h30min às 11h, será ministrada a palestra “Avaliação Toxicológica em Amostras de Cabelo: princípios e metodologias, em enfoque na Lei 13.103-2015”, na Câmara de Vereadores. O encerramento das atividades acontece a partir das 14h, no pátio da Prefeitura, com simulação e demonstração de atendimento a incidente de trânsito com múltiplas vítimas, com a Escolinha ABC – Polícia Rodoviária Estadual.
Prefeitura incentiva Dia Sem Carro
· 2 min de leitura