Índices apontam redução de acidentes após mudanças feitas no trânsito em Passo Fundo

O índice, antes de uma morte a cada dez dias, melhorou: em 2015 os números apontam que uma morte é registrada a cada 12,3 dias

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com o objetivo de oferecer mais segurança aos pedestres e motoristas da cidade, a Prefeitura de Passo Fundo tem executado diversas ações em suas vias urbanas. Segundo informa o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, somente este ano foram colocadas mais de 1.200 placas de sinalização de trânsito nas ruas e novos semáforos já estão em funcionamento. “Esse conjunto de medidas já alcançou resultado que queremos: diminuir o número de mortes e sequelados no trânsito”, declarou o secretário. Os investimentos foram realizados em conjunto com o trabalho de Educação e Conscientização, efetuado pela Escolinha de Trânsito e voluntários.

Conforme dados desta mesma Secretaria, nos últimos cinco anos foi registrada uma média de 34,8 mortes em acidentes de trânsito nas vias urbanas e rodovias que passam pelo município, o que leva ao índice de uma morte a cada dez dias. Neste ano de 2015, o índice já melhorou, sendo que foram registradas 21 mortes, o que informa que, a cada 12,3 dias ocorre uma morte. “Em um comparativo dos óbitos ocorridos somente nas ruas e avenidas urbanas, onde a administração municipal tem como responsabilidade efetuar manutenções e melhorar as sinalizações de trânsito, em uma média dos últimos cinco anos ocorreu uma morte a cada 21,7dias. Neste ano de 2015, até o final do mês de agosto, ocorreu uma morte a cada 26,6 dias. Se considerar a frota de veículos de cinco anos atrás com a de hoje, os números são ainda melhores”, ressaltou o secretário.

Passo Fundo registra um aumento significativo em sua frota a cada ano que passa sendo que, atualmente, já são mais de 120 mil veículos automotores registrados. De acordo com dados do Denatran, estima-se uma frota oscilante de mais de 20 mil veículos/dia que circulam pelas vias da cidade, de pessoas que buscam ensino superior, saúde, serviços e outras oportunidades que Passo Fundo oferece à região norte do Rio Grande do Sul. “A Secretaria de Segurança Pública trabalha incessantemente para melhorar a fluides do trânsito de Passo Fundo, sempre em conjunto com o grupo de mobilidade urbana. O trânsito e a mobilidade urbana são necessidades primordiais da sociedade passo-fundense. A cidade passa por uma transformação de cenário urbanístico, alavancando a sua beleza estrutural e proporcionando mais segurança aos pedestres e motoristas”, afirmou João Darci.

Gostou? Compartilhe