Município terá APL de Tecnologia da Informação e Comunicação

As ações têm como base potencializar o desenvolvimento do setor e trazer benefícios para a cidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em busca de instituir o Arranjo Produtivo Local – APL de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região Norte do Estado, a proposta incentivada pela Prefeitura de Passo Fundo foi aprovada pela Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). As ações têm como base potencializar o desenvolvimento do setor e trazer benefícios para a cidade. A execução do APL tem como gestor o PoloSul.org. De acordo com o presidente da entidade, Fernando Campanholo, “a APL voltada à Tecnologia da Informação e Comunicação tornará as pequenas e médias empresas mais competitivas, agregando valor ao seu produto e as deixando aptas para se candidatar aos novos desafios do setor”, observou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, o estímulo da Prefeitura para a participação do PoloSul, com elaboração e encaminhamento da proposta, foi fundamental para a aprovação a APL, que possibilitará a captação de recursos para novos projetos do município. Os chamados Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território, que utilizam do aproveitamento das sinergias geradas por suas interações para se fortalecer na especialização produtiva e no crescimento. A criação do APL de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região Norte do Estado visa apoiar a estruturação e o fortalecimento, através de ações de articulação, interação, mobilização, cooperação, capacitação e aprendizagem das empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e instituições que compõem o APL. A conquista inclui o APL no Projeto de Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A execução do projeto pelo PoloSul.org será feita em 18 meses. O projeto foi desenvolvido pelo quadro administrativo e integrantes do Conselho de Administração do PoloSul, que inclui empresários da área de TI, professores da área de Informática da Universidade de Passo Fundo (UPF) e integrantes da Secretária de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe