A festa em homenagem ao arcanjo São Miguel será realizada neste domingo (27), em Passo Fundo. A programação inicia nesta quarta-feira (23) com o tríduo e segue até domingo com a 144ª Romaria de São Miguel. Mais de 15 mil pessoas são esperadas na romaria, considerada a mais antiga do Estado pelos organizadores do evento. Neste ano, o lema é “São Miguel cuida da nossa vida!”.
O tríduo, que são as celebrações religiosas em homenagem ao arcanjo, acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro na Capela de São Miguel, sempre às 19h30. Na sexta-feira (25), será realizada a procissão luminosa até a capela, com saída prevista para às 19h30, do loteamento Parque do Sol, próximo ao posto de combustível existente no local.
Todas as ações culminarão com a romaria no domingo. Missas serão realizadas às 8h30, na Paróquia São Vicente de Paulo e na Capela de São Miguel. A romaria inicia na Paróquia São Vicente, por volta das 9h, e segue até a capela, no distrito de Pulador. São cerca de cinco quilômetros de caminhada. Muitos jovens também estarão envolvidos durante a animação da romaria. “Os fiéis expressam durante a romaria a sua devoção ao arcanjo São Miguel. As pessoas agradecem pelas graças alcançadas ou fazem os seus pedidos. Muitas caminham descalças, levam as crianças vestidas de anjo ou bandeiras. São várias as formas para expressar o carinho, a devoção e a fé em São Miguel. Pelas nossas pesquisas, esta é a romaria mais antiga do Estado”, revelou o coordenador geral do evento, padre Leandro de Mello.
Os romeiros serão recepcionados na capela com uma missa, às 10h30. Em seguida, por volta das 11h30, haverá uma apresentação cultural do Grupo Alforria de São Miguel. O churrasco será servido ao meio dia e a bênção da saúde acontece às 14h. São mais de 10 equipes envolvidas na organização do evento e cerca de 150 pessoas deverão ajudar no dia da festa.
A história
Os passo-fundenses tem uma devoção muito forte e especial por São Miguel. A imagem do arcanjo chegou a Passo Fundo pelas mãos de integrantes da família Isaías, que voltavam da Guerra do Paraguai, no século 19. A imagem teria sido encontrada na região das Missões. A Capela de São Miguel, inaugurada em 1835, construída na localidade de Pinheiro Torto, é um dos marcos desta história. Em 1871 foi realizada a primeira romaria em devoção ao arcanjo.
O padre Leandro explicou que São Miguel é um anjo protetor. “São Miguel é um dos três anjos da guarda, ao lado de São Gabriel, que anuncia as boas notícias, e São Rafael, que proporciona a cura. São Miguel é o que protege contra todos os perigos”, disse o padre.
Churrasco
Serão preparados cerca de 1,5 mil quilos de carne para a festa de domingo. Os cartões estão à venda na Secretaria da Paróquia São Vicente. O espeto com 2kg de carne custa R$ 50,00. Haverá serviço de copa e cozinha. Também será feito um carreteiro, que será comercializado por R$ 5,00.
Programação
- 23/09 (quarta-feira)
19h30: Missa na Capela de São Miguel
- 24/09 (quinta-feira)
19h30: Missa na Capela de São Miguel
- 25/09 (sexta-feira)
19h30: Procissão Luminosa com saída do Loteamento Parque do Sol
- 27/09 (domingo) – Romaria
08h30: Missa na Paróquia São Vicente de Paulo e na Capela de São Miguel
09h: Saída da romaria com a imagem de São Miguel (com qualquer tempo)
10h30: Celebração eucarística e bênção da saúde
11h30: Apresentação cultural do Grupo Alforria de São Miguel
12h: Churrasco
14h: Bênção da saúde