OPINIÃO

Fatos - 24/09/2015

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Novo Pacto
Motivados por uma distorção legal, prefeitos gaúchos realizam na sexta-feira o protesto denominado ‘Movimento do Bolo’. Objetivo é iniciar uma mobilização que pretende sensibilizar a sociedade para as dificuldades financeiras das prefeituras. Por todos os cantos, prefeitos tem feito malabarismo para administrar. Uma onda de corte de salários se estabeleceu especialmente nos pequenos municípios. Há casos extremos de demissão de todos os secretários. Hoje a União fica com a maior fatia da arrecadação, 57%, enquanto os Estados recebem 25% do bolo e os municípios, onde a vida acontece, tem direito a 18%. Os prefeitos de todo o Brasil se organizam para mudar esta lógica. Querem um novo pacto federativo que estabeleça a seguinte distribuição do bolo arrecadatório: 40% para a União, 30% para os Estados e 30% para os municípios. A luta é política e dependerá da força do movimento e da vontade política do centro do poder.

Promessa
Deputado Gilberto Capoani, PMDB, cumpriu a promessa: votou contra o projeto que ampliou de 85% para 95% o uso dos depósitos judiciais pelo governo. Para o parlamentar, a utilização deste dinheiro que não é do governo, só piora as finanças públicas. Para usar o dinheiro, o governo paga juros de 14,25%, Taxa Selic. “É um péssimo negócio”, sustentou.

E o Jardel...
O deputado Mário Jardel, PSD, protagonizou segundo momento holofotes no mandato. O primeiro, foi quando brigou com a direção do partido, exonerou todos os assessores e saiu alguns dias de licença médica. E, na terça-feira, quando foi decisivo para aprovar os projetos de aumento do ICMS. Esteve com a faca e o queijo na mão durante algumas horas e foi assediado por todos.

Sem conversa
A direção do PR em Passo Fundo nega que está conversando com o PT para as eleições de 2015. Por enquanto só observa o processo.

Rede
Criação da Rede Sustentabilidade abre a tão sonhada janela para que parlamentares possam mudar de partido. Na Câmara de Vereadores há três na lista: Renato Tiecher, Paulo Pontual e Eduardo Peliciolli.

Recesso
Como ninguém é de ferro, a colunista faz alguns dias de recesso para recarregar as baterias. Até breve!

Gostou? Compartilhe