O município deverá ganhar um novo código de obras. O anúncio foi feito pelo prefeito Luciano Azevedo na noite dessa sexta-feira (25) na abertura da 18ª Construmóveis, promovida pelo SINDUSCON-Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, que acontece no salão de eventos do Bourbon até o dia 04 de outubro.
“O código de obras de Passo Fundo, apesar de algumas mudanças ao longo de 20 anos, está defasado. Foram consultadas para a formulação da proposta diversas entidades e pessoas da área da construção civil, elaborando um código contemporâneo e desburocratizado, com agilidade para a realização dos empreendimentos na cidade”, anunciou Luciano.
A proposta do novo código de obras foi formulada pela Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e Secretaria de Obras (SMO) e deverá ser apresentado no dia 29 de outubro em audiência pública. Após, será encaminhado o projeto para apreciação da Câmara de Vereadores.
O presidente do SINDUSCOM, Plínio Donassolo, ressaltou que o novo código de obras é uma reivindicação antiga da categoria. Conforme ele, o código atual não atende a nova realidade da cidade em seu dia a dia. “Ficamos todos satisfeitos e esperançosos que isso ocorra em um futuro imediato. Passo Fundo vive em constante transformação e precisava desta ação”, disse Plinio Donassolo, que ainda destacou o momento da feira. “Mesmo com o momento delicado que passa o setor e a economia, o imóvel é o investimento mais seguro, o que deve atrair bons negócios”, disse.
Para o empresário e diretor de planejamento estratégico do Sinduscon, Marcos Lima, o novo código, junto com plano diretor, são normas importantes para o regramento e projeção de empreendimentos com visão de futuro. “Atualmente existe muita incompatibilidade entre o código ultrapassado e o plano diretor. Esperamos que em 2016 estes duas ferramentas caminhem juntas para nos dar regras claras e futuras para nossas obras”. A Construmóveis reunirá até o dia 04 de outubro, os setores moveleiro e da construção civil. No sábado e domingo o evento acontece das 10 às 22h e nos demais dias da semana, das 16 às 22hs.