Passo Fundo terá serviço de bicicletas compartilhadas

O sistema disponibilizará para a população cadastrada uma rede de estações de bicicletas em dez locais e com dez unidades em cada, sendo que os equipamentos poderão ser retirados para utilização de percursos de até duas horas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo iniciou o processo para implantação de sistema de transporte por bicicletas públicas. O prefeito Luciano Azevedo destacou que o serviço será gratuito e proporcionará maior facilidade e versatilidade para pequenos percursos de trabalho e lazer. “É uma forma de incentivar o uso da bicicleta em curtos deslocamentos e beneficiar a melhora da mobilidade urbana. As bicicletas compartilhadas fazem parte da estruturação do Programa Passo Fundo Vai de Bici, que conta com a ciclovia e ações e eventos relacionados ao uso da bicicleta”, disse Luciano.

Conforme o projeto, o funcionamento das bicicletas compartilhadas será por uma rede de estações de autoatendimento, onde o usuário liberará a bicicleta na estação em que se encontrar e poderá devolver em outra, de forma prática e acessível a todos, apenas digitando o número do CPF e senha previamente cadastrada. O sistema disponibilizará para a população cadastrada uma rede de estações de bicicletas em dez locais e com dez unidades em cada, sendo que os equipamentos poderão ser retirados para utilização de percursos de até duas horas e, estarão disponíveis diariamente das 6h às 22h para retirada e 24 horas para devolução.

A implantação do sistema é uma indicação do Plano de Mobilidade Urbana, que visa o meio de transporte coletivo ou não motorizado. A análise do plano concluiu ainda que, atualmente, apenas 0,4% dos deslocamentos são feitos por bicicleta, em contrapartida ao apontamento de que 39,3% dos deslocamentos são feitos com o uso de carro e 21,9% realizados a pé.  O novo serviço está previsto para começar a operar no início de 2016.

Gostou? Compartilhe