Dar um novo estilo ao ambiente sem precisar investir em tintas e mão de obra. O papel de parede, produto com uma vasta variedade de qualidades, cores e texturas, voltou como uma tendência para a decoração. Mais prático e versátil, ele permite dar um novo ar a um local da casa sem um investimento muito alto, além de ser de fácil manutenção. Segundo a proprietária da Windowshow – Casa das persianas, empresa expositora na Construmóveis 2015, Zoraia Zucchetti Sonda, nos últimos três anos, a incidência no uso do papel de parede é muito grande, principalmente no Sul. “Aqui nós precisamos manter as nossas casas um pouquinho mais aquecidas no inverno e mais refrigeradas no verão. O papel ajuda a manter o ar, tanto quente quanto frio, dentro do ambiente”. O papel de parede surgiu justamente com o propósito de proporcionar esse conforto às residências antigas. Com o tempo, foram sendo desenvolvidas novas linhas, novas tendências, com texturas mais específicas. “Hoje nós temos papeis próprios para lavabos e outros para cozinhas, por exemplo. Será lançado até o final do ano um papel de parede que pode ser usado na área externa, pode ser exposto ao sol e a chuva sem danificar o produto”, explica Zoraia.
Personalidade
O produto reflete os gostos e preferências de cada um. Por isso, não existe um determinado modelo para cada ambiente. Conforme Zoraia, cada pessoa é única e vai escolher o papel de acordo com a sua vontade, o seu desejo de decoração. “É muito particular. Em um dormitório você pode usar um papel mais rebuscado, mais acolhedor, mais romântico. Mas isso vai depender muito do usuário e do espaço. Assim como, em espaços de recepção de visitas pode-se usar um estampado com flores ou geometria, que está em alta atualmente”.
Durabilidade
Um papel bem cuidado tem uma durabilidade de 10 a 15 anos. Porém, a limpeza e cuidados influenciam muito para a conservação. “Nenhum deles pode pegar umidade e cada um têm recomendações de limpeza diferentes. Alguns papeis pode-se passar um pano úmido, outros uma escova e outros, ainda, apenas um espanador para tirar o pó”. Para a proprietária e consultora de vendas, quando as pessoas buscam o papel, precisam estar cientes do produto que estão comprando. “Existe papel antimofo, papel que pode ser colocado na cozinha, não são todos os papeis que podem molhar. Precisamos especificar muito bem o tipo para cada ambiente para que o cliente não compre o produto errado”, diz.
Windowshow
A empresa, com sede na Rua Independência, 360, está expondo na Construmóveis 2015 sua linha de cortinas, papeis de parede, tecidos e almofadas. Os valores dos papeis variam entre R$350,00 o rolo de 5 m² a R$5.000,00.